330 ANOS DA FUNDAÇÃO DE CURITIBA... 12h02min. *

Em nossa singela escrivaninha, * já nos “aventuramos” a escrever sucintas palavras sobre a fundação desta cidade, que nos dá “abrigo” desde os nossos seis anos...

Nas asas da imaginação estamos no dia 29 de março de 1697, cujo os historiadores afirmam que foi a data da fundação desta cidade, com o nome de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, em 1820, recebeu uma nova denominação: Nossa Senhora dos Pinhas de Curitiba., - Curi Tiba: terra dos grandes pinheiros – o centro da cidade é um declive, cortada por vários rios, - até mesmo a extinção da vida nos rios viriam séculos depois...

Nós que vivemos na era “modernidade”, é difícil se colocar no lugar “deles”, cuja vida era, podemos assim considerar, “rudimentar”, pois tudo que temos hoje “eles” não tinham. A primeira farmácia somente foi fundada em 1857, - Farmácia Stelfeld, nome tradicional de emigrantes alemãs, que vieram para nossa cidade, ou seja, 160 anos depois de sua fundação, e como se tratavam para combater as doenças? Com certeza era a base folhas de plantas e unguentos de domínio e tradição popular...

O imóvel ainda se localiza na praça Tiradentes, e existe até hoje, com o seu tradicional “relógio do sol”, em que os raios do sol batem em seus ponteiros, fazendo “sombras” acompanhando as horas, e quando chove? Ai realmente perdem a validade...

A primeira farmácia de Curitiba, já faz algum tempo que foi parar nas mãos de um grupo, que tem uma grande rede de farmácias...

Nos nossos primeiros anos de atividade neste setor, - medicamentos e perfumaria – 1968, chegamos a visitar os antigos proprietários, netos dos primeiros proprietários, para nós era um verdadeiro museu de antiguidades, o comprador era o senhor Noel, bem perto havia a “concorrente”, que também fez história? Farmácia Minerva, cuja compradora era a senhora Leonilda, com certeza, ambos de saudosa memória...

Bem perto de onde moramos, diz a tradição que habitavam os índios da tripo Tinguis, que conviviam pacificamente com os “brancos” - havia um rio de águas límpidas, que hoje a “modernidade” o acimentou. Seriam “eles”, mais felizes ou não do que nós somos hoje? Não sei dar uma resposta precisa... 12h42min. Curitiba, 25 de março de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

De vila a cidade, hoje com a região metropolitana Curitiba tem quase 3 milhões e 500 mil habitantes.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmor.zimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

*Se alguns dos nossos prezados leitores, tiverem a curiosidade de ler, o texto é de 02 de abril de 2010, e tem o título de: 317 ANOS DA FUNDAÇÃO DE CURITIBA E ALGUMAS LEMBRAÇAS NO FINAL DA DÉCADA E 40

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 25/03/2023
Reeditado em 26/03/2023
Código do texto: T7748549
Classificação de conteúdo: seguro