Das Minhas Lembranças 57

Manter o estoque de livros em casa era um transtorno. Onde colocar quinhentos e algumas vezes mil livros? Aprendera com a indústria e o comércio a "desovar" estoque. Mas como, se encontrar leitores e leitoras não é a mesma coisa que encontrar consumidores? Não, livro, com disse Lewis Hyde não é commodities . Não se resolve com "promoções" e "liquidações". Não funciona para uma obra de arte. Nesse caso, desovar significa doar. Assim que os lançamentos e os mecenas da cultura popular adquiriram seus exemplares, a alternativa é a doação. Ou então correr atrás de mais leitores. Mas como, se o tempo era escasso? Mesmo autoras e autores "consagrados" não sobrevivem unicamente por meio de seus livros. Eu sempre trabalhei na iniciativa privada, onde garantia o meu sustento e da família. A escrita é um dom. E também um lazer, mesmo para quem quer profissionalizar-se.

Tempos atrás, as gráficas imprimiam por fotolitos. Nesse caso, seria inviável lançar, por exemplo, cem exemplares. O preço unitário iria pras alturas. Mil exemplares era o mínimo recomendado, por isso era necessário espaço maior em casa. Com a impressão digital, a coisa mudou. E um monte de "editoras" surgiram. Adeus fotolitos.

Assim, em 2011 lancei pelo selo Editora 24 horas meu livro de poesias, Palavras de Amor e no ano seguinte, 2012, Crônicas do Amor Virtual e Outros Encontros pela Editora Protexto. E vi o meus leitores esvaírem. Apenas cerca de cem exemplares de Palavras de Amor foram vendidos. Crônicas do Amor Virtual e Outros Encontros, cerca de cento e cinquenta.

Isso posto, conto como foram os lançamentos. É possível encontrá-los nas editoras e em algumas plataformas, como Livraria Cultura, Amazon ou na Estante Virtual.

Palavras de Amor teve um único lançamento, no bar do Milson, o Berimbau, em Contagem, que tinha e talvez ainda tenha, um pequeno palco, onde a Banda Negume, cujo vocalista era o meu amigo Sebastião Maria, se apresentou. Foi uma noite agradável. Apesar de algumas ausências, lá estiveram meus mecenas. Expus, a convite do parceiro de letras, Wagner M Martins, Palavras de Amor, juntamente com o poeta Fábio Brandão e a poetisa Marli Caldeira, durante um encontro cultural no Teatro Municipal de Sabará. Suzana Barbi foi quem nos deu carona. Foi uma noite de muitas gargalhadas.

E de novo, em Contagem, no Espaço do Saber, lancei em 2012, o Crônicas do Amor Virtual e Outros Encontros, que contou a apresentação musical da banda Taxman.