Yure (Filó)

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

De origem indígena, envolvida desde criança com drogas. Agora já adulta, Yure sobrevivia em situação de rua.

Debilitada pelo vício e maus tratos, careceu e alcançou a graça de ser acolhida por Marcos Bastos, da Joaquim Nabuco.

Vista pelas mídias a reportar a lembrança de alguém, em alguns traços que possue...

Surgiu-lhe o apelido carinhoso de Filó (personagem que a atriz mineira, Gorete Flores interpreta). — O apelido caiu-lhe como uma luva.

Filó — em instantes especiais se traja como a personagem que lhe deu a alcunha; é engraçada, extrovertida...

Marcos já dissera ser Filó uma 'estrela' e no momento, não é por demais pensar ser ela a alma, o coração e o orgulho da instituição social, "Pai Resgatando Vidas" — Manaus.

Nesses termos, ela continua a fazer, a cair na graça ser querida e amada de todos que lhe acompanha.

Tornou-se o centro das atenções da 'Casa Rosa' e dos internautas, pelo mundo; como a Natália e Carina.

A história de Yure após deixar a casa dos pais é sofrida... Já teve alguns livramentos de morte na sua caminhada...

No primeiro episódio, numa confusão envolvendo um irmão, recebeu um tiro certeiro na caixa craniana. Noutro, lhe desferiram mais 16 disparos.

Teve o corpo inteiro, atingido por esses projéteis de arma de fogo: tórax, braços e pernas, dedos... Ainda há uma bala alojado sob a pele, nas costas.

Há carecer de mais algumas intervenções cirúrgicas, no dia agendado para uma cirurgia, fugiu do hospital em que estava internada para esse procedimento.

A mão direita perdeu quase por completo sua função e, anda de uma maneira irregular: a mancar de uma das pernas.

Lesões no crânio, lhe tirou a memória do seu tempo de criança... Interrogada pelo diretor, praticamente não se lembrou de quase nada da sua primeira infância.

Volta e meia Filó se queixa de fortes dores de cabeça, e diz ter uma sensação que, seu cérebro vai cair.

Já teve orientações a procurar um neurologista. — Numa precaução desse quadro de saúde não se agravar mais ainda, ao passar do tempo.

Faz uso de remédios controlados e diz que, volta e meia surta.

Filó deverá ter na casa de apoio do Marcos, um cuidado diferenciado com relação à tantas outras internas.

Pelo que vivia aprontando pelas ruas, sua mãe a evitava o máximo que podia. Levava uma vida cigana: num canto e noutro. Mudava de endereço constantemente, para que não o achasse. Yure ao seu redor, era um perigo constante...

A filha já havia passado por outra instituição de apoio à morador de rua. A mãe soube dessa internação; mas, não revelou seu endereço — por lhe faltar fé; não acreditar na sua recuperação, e evitar possíveis aborrecimentos futuros.

Havia uma década que Filó não via a sua mãe e Marcos sugeriu uma visita. Proposta aceita, pôs um rancho (uma compra alimentícia) no carro do projeto e foram vê-la.

A filha de Filó (garota de uns 9 a 11 anos) que vive com a avó, a tinha como tia. Nesse dia a chamou de mãe (não deu para mensurar a enormidade da alegria das duas).

Outra coisa boa e marcante, desse encontro foi a mãe de Filó ver no semblante da filha um brilho diferente; e sentir que dessa vez, ela se livrará das drogas.

Não era para menos a grande preocupação de Filó, dias atrás: sofria ameaças, por dívidas, contraídas no seu tempo de 'vida-louca'.

Mas, Marcos não é padrasto: é pai. Tomou a dor para si e com a ajuda dos internautas foi pessoalmente com a filha-Filó à boca de fumo, e acertou a dívida.

Agora, já mais calma, tranquila, Filó se sente como um pássaro livre; com o coração alegre, aliviado...

A nossa estrela segue firme no tratamento. Ainda não sofreu abstinência e se continuar nesse ritimo verá com certeza a luz no fim do túnel.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(25:03:23)

Texto com base nas lives de Marcos Bastos.

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 24/03/2023
Reeditado em 26/03/2023
Código do texto: T7748023
Classificação de conteúdo: seguro