Ensinamento

A vida ensina que é perda de tempo discutir com pessoas burras. Tentamos mostrar a elas que dois mais dois são quatro e elas continuarão insistindo que dois mais dois são cinco. Conversar com elas é pior do que falar com uma porta que, pelo menos, não fala asneiras. E muitas dessas pessoas dizem asneiras inacreditáveis. Um bom exemplo de como conversar com uma pessoa tapada é desperdício de tempo foi o que ocorreu com uma moça que estava discutindo com um senhor. Ela disse a ele que tinha começado a ler um romance e tinha desistido antes de chegar à metade porque o livro continha muitas inverossimilhanças. O senhor então perguntou:

-E o que você achou que não faz sentido na história?

A moça então explicou:

-É que o protagonista, isto é, o personagem principal, é um ex-delinquente. Acontece que um ex-delinquente não pode ser uma pessoa ingênua que não sabe se defender. Afinal, vida de delinquente é perigosa e se ele está vivo para contar história é porque foi esperto e soube se safar.

A resposta do velho foi a seguinte:

-Mas minha filha, pode acontecer de Jesus tocar o coração de uma pessoa e transformá-la completamente.

Surpresa com a resposta, a moça rebateu:

-Claro que uma pessoa pode mudar, mas ninguém que foi marginal e esteve inclusive detido mudaria tanto a ponto de se tornar uma pessoa idiota que não sabe nem mesmo identificar uma situação de perigo e vive precisando ser salva.

Insistindo, o velho continuou:

-Minha amada, eu sei do caso de um rapaz que vivia sendo preso e, depois de conhecer Jesus, renasceu. Ele se tornou uma pessoa completamente nova.

Zangada, ela continuou:

-Claro que a pessoa pode se transformar, mas quem passa por determinadas experiências não fica uma pessoa boba. Imaginemos uma mulher que foi prostituta. Ela pode deixar de se prostituir, só que nunca será uma pessoa tola. Do mesmo jeito é com o que foi delinquente. Ele pode deixar de fazer coisas erradas e mudar de vida, entretanto não se tornará jamais uma pessoa besta.

Parecendo não ter entendido o que a moça quis dizer, o velho falou:

-Minha amada, eu vejo pessoas de mais de vinte anos, com todo o estudo do mundo, que são bobas.

-Eu não estou falando de estudo, mas de vivência. Veja, eu posso ler vários livros sobre a vida na prisão, assistir a documentários e até conversar com pessoas que trabalham em penitenciárias ou estiveram presas, mas isso nunca me dará o entendimento de quem trabalha numa prisão ou esteve preso. Disse a moça.

Desta vez, o velho falou algo que deixou a moça mais aborrecida:

-Entendo o que você está dizendo, só que temos que entender que Jesus pode mudar completamente uma pessoa. Quando uma pessoa deixa Jesus entrar no coração dela, ela se transforma totalmente, deixa de ser a pessoa que costumava ser porque vira uma nova criatura.

Cansada de tantas tolices, a moça se despediu do velho e seguiu o seu caminho e, em outro dia, conversou com uma amiga sobre a conversa com o velho. A amiga ficou pasma e concluiu:

-Nossa, que homem mais tapado. Você explicou tudo por A+B e ele mesmo assim não entendeu. Conversar com certas pessoas não passa de perda de tempo. Eu conheço gente que foi delinquente e posso assegurar que ninguém que andou por esse caminho pode mudar tanto a ponto de ficar inocente.

O que dá para se concluir dessa história? Que realmente há pessoas que não entendem nada mesmo quando tentamos explicar da maneira mais simples possível.

.