O Dia da Água

“O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da "Declaração Universal dos Direitos da Água")

É verdade, o equilíbrio e o futuro de nosso planeta e da sobrevivência das pessoas dependem da água.

A água é um elemento presente em quase tudo que se possa imaginar.

Não dá pra pensar em lavouras e suas plantações sem a água.

Nem dá pra pensar em rios e mares sem a presença da água.

Não existe chuva ou precipitações de neve sem a presença da água.

Está certo o enunciado. O ciclo da água tem que estar funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida neste planeta.

O equilíbrio e a manutenção do ciclo da água passa pela preservação dos mares, dos oceanos, das geleiras, dos rios, dos córregos, que é por ai que o ciclo da água se inicia.

Contudo, a preservação destes elementos na produção da água ainda estão muito longe de serem preservados. As matas nativas sendo derrubadas. Os solos estão sendo poluídos. Os lençóis freáticos poluídos. Os rios assoreados e poluídos. Os esgotos a céu aberto que desembocam nos córregos e rios que cortam as grandes Cidades. Mercúrio nos rios na mineração . A poluição atmosférica. As mudanças climáticas. Tudo isso tende a prejudicar cada vez mais a produção de uma água saudável e de consumo humano.

"O rio vai criando filhos vai regando o milho, arroz e feijão.

Vai seguindo seu caminho e segue seu destino, sua direção.

Depois que vem a colheita o rio sempre aceita dos canaviais o bagaço do alimento e a sobra de tudo que ninguém quer mais.

Rio que não tem carinho qualquer dia desses vão te dar valor. Nasce limpo e morre sujo envenenam tudo, até o próprio amor..."

Será que nós ainda não percebemos que a Natureza pede pra preservar antes que seja tarde demais?

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 22/03/2023
Reeditado em 22/03/2023
Código do texto: T7746442
Classificação de conteúdo: seguro