O CORAL E A ORQUESTRA

O assunto aqui não é comentar sobre a semelhança ou diferença entre estas duas maneiras distintas de interpretar uma música. Neste caso, cantada ou tocada, respectivamente. Não é necessário ser um exímio músico para perceber a diferença ou a semelhança entre um coral e uma orquestra. O que me refiro aqui é sobre um detalhe quase imperceptível quando assistimos a uma apresentação de um coral ou de uma orquestra. Por exemplo, em ambas há um ponto em comum: um maestro ou uma maestrina. Mas onde está o detalhe? Seria a batuta (a vareta usada para orientar os membros da orquestra ou coral?). Quem pensou neste detalhe acertou. Pois, dependendo até do local onde o espectador estiver simplesmente ele só ouvirá a belíssima apresentação. Com os ouvidos atentos, cada um captará o melhor som que for capaz, mesmo sem tomar conhecimento daquele pequeno instrumento que é administrado na mão do maestro, orientando a todos os músicos que estiveram sob o seu comando. E quanto ao coral, idem. A pessoa que o estiver regendo, mesmo sem aquele instrumento, a sua presença é importantíssima. E fica aquela história: ele (a) não canta, mas encanta. E quem rege uma orquestra pode não tocar, mas através do seu trabalho, a orquestra toca, literalmente, os corações das pessoas presentes a um concerto. Da mesma forma que a apresentação de um coral.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 22/03/2023
Código do texto: T7746068
Classificação de conteúdo: seguro