AGUIA OU ÁGUIA DE OURO?
Percebe o (a) leitor (a) que um minúsculo e modesto acento agudo numa palavra tem o poder de mudar completamente o seu sentido? Mesmo que a grafia de uma delas esteja incorreta, como AGUIA, ao invés de AGULHA? Pois bem, é justamente por causa deste detalhe que levou o nosso egrégio Rui Barbosa a uma pequena situação até certo ponto constrangedora, para não dizer, uma saia- justa, no sentido mais popular e vulgar. Vamos ao que interessa no mundo da anedota:
- Conta-se que o Rui Barbosa, angustiado, chateado por constatar que a nossa Língua Pátria andava bastante massacrada, sendo escrita de qualquer jeito nas placas de oficinas da vizinhança, certo dia, tomou a iniciativa de sair conversando com os donos destes locais, estimulando-os a fazer uma correção nos erros de português das respectivas placas de algum comércio ou oficina. Ideia brilhante, sem dúvida. E lá foi ele com o seu passo claudicante, envolto de uma simpatia e educação que lhe era peculiar e em cada lugar que se deparava com uma placa escrita errada, imediatamente começava a por em prática o seu objetivo, dizendo, por exemplo: "Boa tarde, por gentileza daria para a senhora corrigir a placa da sua oficina onde está escrito 'COBRE-SE BOTÕES" para "COBREM-SE BOTÕES"? Depois de explicar a respectiva correção e a pessoa se comprometia que ia trocar a placa, ele agradecia e seguia o seu caminho. Mais na frente, tocava a campainha e fazia pedido idêntico ao dono da casa para acrescentar um M no final da palavra GAREGE. Já chegando ao final da sua rua, eis que, talvez já um pouco cansado, com a vista exausta, talvez, se deparou com uma placa e ao conversar com o dono da loja, primeiramente o parabenizou pelo bonito e sugestivo título escolhido para o seu comércio e coisa e tal. O humilde alfaiate fez de conta que estava entendendo aquele "agradecimento" elogioso de um brilhante intelectual e logo perguntou:
- O senhor desculpe a minha ignorância, mas eu queria saber porque estou recebendo seus parabéns?
Aí onde o senhor Rui Barbosa deu "tiro no pé", respondendo:
- Desci esta rua toda e encontrei várias placas com erros de português e pedi aos donos que procurassem corrigi-los e só agora encontrei uma placa escrita corretamente.
- Como assim? Quis saber o homem já curioso.
- É que o senhor merece parabéns por escolher o nome da sua oficina como ALFAIATARIA ÁGUIA DE OURO". Neste momento sendo bem explícito ao pronunciar a palavra ÁGUIA. Ao que o modesto alfaiate quebrou todo o encanto do nosso querido Rui Barbosa, dizendo:
- Não sei onde o senhor leu ou viu esta Águia de Ouro. O que eu sei é que a minha Alfaiataria se chama na realidade é AGUIA DE OURO. Pois é com ela que eu faço os meus arremates nas minhas costuras....
E Rui Barbosa, antes de engolir os parabéns dados, solicitou como das vezes anteriores, que aquele humilde proprietário corrigisse também a respectiva plaquinha.