Alma e Labirinto
SEMPRE penso que as dificuldades são parte do labirinto da vida. Vivemos tentando sair desse labirinto. A vida é gerida pela nossa alma e ela, penso, tem a ver com um labirinto.
Sou daqueles que busca sair do labirinto recordando o passado. Juro que fazendo isso às vezes vislumbro a luz do final do túnel.
Hoje acordei meio jururu e irritado, de ovo virado, me sentindo preso num labirinto. Pois bem, foi buscar no passado uma dica para escapar do labirinto. Como? Lendo trechos de pensadores. Isso me faz descontrair, faz minha alma ficar leve. Li vários, mas um caiu como uma luva para me acalmar e me fazer ficar maneiro. Foi um trecho de um escrito de um político que sempre combati por ser golpista é muito direitista, Carlos Lacerda, mas que foi brilhante jornalista e grande escritor. São palavras dele:
“Da ternura recebida, do amor ainda contraditório e intermitente que me deram, fiz minha resistência a toda insídia é meu gosto de viver. Se a alma é realmente um labirinto, na casa do meu avô aprendi seu itinerário. O melhor guia do inconsciente é a consciência. Ainda que não encontre saída para mim, não a perdi de vista; se penso perdê-la logo a encontro. Pois cedo aprendi a curtir um labirinto”.
Estou mais leve. William Porto. Inté.