Recapitulações

Era longos tempos atrás, isso mesmo eu começava a entrar na adolescência. Chegou um tempo em que eu disse:

--- chega, não vou mais continuar a estudar! Estudar é coisa chata mesmo. (continuaria arrependido depois de alguns anos) estudar par que, se já tinha lido infinidades de gibis, tudo que era histórias em quadrinhos, alguns livros.

Minha mãe que não deixava nada para trás, (há Dona Maria Vitória) me falou completamente brava:

--- Há é né? Então você vai ter que trabalhar, por mim continuaria nos estudos sim, mas então não vai ter conversa não!!! Vou fazer uma novena para o irmão Policarpo, ele vai ser canonizado, vou pedir a ele para que você arrume um emprego.

E não é que minha mãe foi avante mesmo? No meio da novena de nove dias (é lógico, se é novena é nove dias) bem no meio mesmo um dia minha mãe chega em casa triunfante dizendo:

--- Lourenço, seu emprego já está arrumado, amanhã mesmo pode ir na gráfica que fica na praça da igreja matriz e começar a trabalhar. Mas agora você que tem de continuar a novena, ainda falta alguns dias para terminar.

Trabalhar comecei de vento em popa, mas continuar a novena... analisei e minha justificativa era de que se ele era santo, não ia ficar aborrecido por eu não continuar o combinado, agora se for o contrário, era só ele desmanchar o trato e eu fosse despedido do emprego, uai.

Entretanto, nada disso aconteceu. Salvo algumas indagações de minha mãe:

--- você terminou a novena?

Houve várias, felizmente parece que ela esqueceu.

Não houve retaliação, porque eu trabalhei na gráfica muito e muito tempo, até aposentei nela.

Há! Mas com meus vinte e poucos anos veio o arrependimento, dizia comigo mesmo:

--- porque não continuei meus estudos?

Felizmente apareceu um curso noturno e entrei com fé e coragem, fiz o ginasial, o segundo grau fazendo a contabilidade. Vontade de fazer a faculdade tinha mas, me casei, veio os filhos, a grana pouca, precisava outros empregos alternativos e não deu pra continuar. Com tudo isso as benditas letras não me abandonaram, eu na ânsia de cada vez mais ler, queria também escrever, as oportunidade veio em participar de alguns sites, participei infelizmente muitos não foram pra frente incentivando a literatura, aí apareceu uma maravilha indescritível, entrei no Recanto das Letras, nossa! Mas que site maravilhoso, continuei. Um de meus últimos textos é este que estou mostrando pra você.

Isto é se estiver me acompanhando. Estou longe de estar entre os mais lidos, mas estou gostando imensamente de estar junto dos escritores daqui.