ATÉ IA ESQUECENDO... 17h34min.

No nosso singelo texto de ontem, mencionamos algumas efemérides de março, e no final por um lapso nosso acabamos não lembrando do 31 de março de 1964, portanto ocorridos a 59 anos, mas os prezados leitores (as) não “perdoam”, e isto foi lembrado por Ansilgus, de nossa parte já escrevemos vários textos sobre isto, apesar de ser um tema, que gera controvérsia, uns afirmam que foi tão somente um golpe: um presidente eleito pelo voto popular é destituído, mas os reais motivos é de muita complexidade...

Na época tínhamos tão somente 22 anos, - eu e a esposa, a filha Vanice ainda estava com menos de dois anos, e nós com uma vida difícil pois éramos bancário, com um salário “minguado” e pagando aluguel, que consumia um terso de nosso ganho...

Também, não entendíamos do que estava acontecendo, sabendo alguma coisa pelas notícias do rádio, pois não dispunha de TV. Bem mais tarde, passamos a compreender melhor, duas ideologias, se “digladiavam”, para impor seus paradigmas, na politica e economia: o “capitalismo” e o “comunismo”, a primeira liderada pelo EUA, a segunda pela então URSS, e em razão disto a América Latina entrou em “polvoroso”, seria semelhante a “barril de pólvora” prestes a explodir...

Em nosso país, o povo saiu as ruas, com medo do comunismo, que culminou com a tomada do poder pelos militares. Talvez isto evitou um mal maior, pois o que seríamos hoje, se tivéssemos “virado” uma Cuba. Creio, que o presidente deposto não era comunista, mas estava cercado por sindicalista que achavam que este nefasto regime seria a solução para os problemas de nosso país...

O Regime Militar com prós e contras, durou 21 anos, com a alternância do poder, pois cada presidente era indicado e referendado pelo Congresso, com mandato de 5 anos, obras monumentais foram feitas, Itaipú, Ponte Rio Niterói, no setor aério foi criado a EMBRAER, nas telecomunicações a EMBRATEL, que deu a infraestrutura da telefonia, mais trade, tudo foi vendido por 20 b. uns afirmam que o sistema, valia 40b, e pasmem! A “venda” foi financiada com dinheiro público, no governo FHC, - sempre ele! –

Finalmente, penso, que os 21 anos de Governo Militar, trouxeram dados mais positivos do que negativos, é evidente que nem todos aprovavam, estes “descontentes” saiam as ruas gritando por “DEMOCRACIA”, quando na realidade queriam “derrubar” o Governo Militar, para impor um regime semelhante a Cuba, que aliás até hoje vigora, como resultado prevalece a miséria, pois o comunismo não deu certo em lugar nenhum, onde vigora... Sei que muitos leitores (as) não irão concordar com o nosso ponto de vista, mas, o fazemos de modo sincero, acreditando, que a tomada do poder pelos militares, foi naquela época um “bem” que evitou um mal maior, e hoje a “esquerda” voltou novamente, em que ficamos novamente receosos do nosso futuro. 18h10min.

Curitiba, 18 de março de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site. walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/03/2023
Código do texto: T7743229
Classificação de conteúdo: seguro