MENTIRA INOFENSIVA DIZER "PODE FICAR A VONTADE!"

É muito comum quando se chega à casa de uma pessoa conhecida, amiga ou parente e logo na entrada ela já fala a conhecida frase:

-“Pode ficar à vontade!”.

Quase sempre, logo a seguir completa com um pedido que ninguém leva em consideração: “Não repara a bagunça!”. Parece até que uma frase completa automaticamente a outra. E este tipo de exortação acontece em quase todas as famílias. Engraçado é que a casa pode estar até bem arrumadinha, mas a rotineira frase sempre se faz presente: “não repare a bagunça”. E só não dar pra entender mesmo, principalmente quando se ouve isto de uma pessoa que é viciada em limpeza. Ou seja, sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo): limpa determinado móvel e não demora muito volta a limpá-lo e assim, sucessivamente.

Pode-se chamar isso de excesso de gentileza tradicional ou algo parecido, o certo é que a pessoa visitante, no mínimo, faz de conta de que não ouviu nada e não atenderá em hipótese alguma à solicitação da outra. Primeiro: Jamais alguém ficará, literalmente, à vontade, na casa de outra pessoa, pode ser até parente e amigo. Pois isso só acontecerá mesmo na própria casa de cada um, é lógico. E quanto à frase seguinte, ou seja, “Não repara a bagunça!” - é o mesmo que enxugar gelo, ou seja, é algo tão inútil quanto falar assim: “Fica à vontade!”. São frases tão corriqueiras que ninguém percebe no seu verdadeiro sentido literal. Quando menos espera já pronunciou, muito embora a visita nem leva isto em consideração, simplesmente releva ou como se costuma dizer, entra pelo ouvido e sai pelo outro. Trata-se, portanto, de uma MENTIRA INOFENSIVA que acontece no cotidiano de qualquer pessoa e que jamais será extinta.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 17/03/2023
Código do texto: T7742062
Classificação de conteúdo: seguro