Querido rebaixamento

Um dia desses, Karine tomou um susto ao se deparar com o recepcionista do condomínio fazendo serviços pertinentes a área da limpeza. Ele usava o uniforme e tudo mais.

_ Bom dia, Marcelo! O cumprimentou sorridente como sempre.

Marcelo com um pouco de timidez e meio sorriso no rosto, acenou com a cabeça.

A noite, ao conferir as mensagens no grupo do condo, ela reparou que o pessoal só falava do Marcelo.

"Vocês viram que doidera? Marcelo pediu pra sair da recepção pra ir trabalhar como serviços gerais. O cara saiu da portaria com ar condicionado, pra pegar sol e peso no externo do condo. Que loucura!"

"Será que serviços gerais ganha mais que portaria? Meu Deus, que escolha maluca!"

"Será que ele vai aguentar o serviço pesado? Ele parecia tão molenga lá naquela salinha confortável!"

Era cada comentário absurdo que Karine não aguentou ler tudo.

"Agora eu me pergunto, será que alguém chegou a perguntar ao Marcelo se ele estava bem?" Pensou Karine.

Na verdade, esse assunto não era da conta de ninguém. As pessoas fofocam demais.

No dia seguinte, Karine foi pra área da piscina e Marcelo estava lá. De alguma forma, ele ficou sabendo que o nome dele rolava pelos grupos de whatsapp, e ao se aproximar de Karine, ele disse cabisbaixo:

_ Por que as pessoas são assim? Invasivas? Nunca fiz nada para elas.

_ Sobre o quê você está falando? Perguntou karine colocando a mão em seu ombro.

_ Fiquei sabendo que as pessoas se assustaram ao me ver trabalhando como faxineiro. Mas elas não sabem o quão terrível é lidar com pessoas, tanto é que eu escolhi lidar com o lixo ao invés de serví-las na portaria.

_ E como você se sente quanto a esta troca?

_ Menos estressado, menos ansioso, chego em casa e consigo descansar. As pessoas são muito ignorantes. Serviço de porteiro não é só abrir e fechar portão. Existe toda uma burocracia por trás, e no meio disso tudo, existem pessoas apressadas, estressadas, sem educação, que nos trata feito lixo. E hoje eu não me sinto mais um lixo, eu lido com o lixo delas.

_ Fico feliz em saber disso. E siga seu caminho em paz. A vida me ensinou que se a gente faz algo certo, as pessoas irão falar sobre isso. E se fizermos algo ruim, elas também falarão. Portanto, viva sua vida em paz com sua consciência de dever cumprido.

Depois dessa conversa, sempre que Karine se esbarrava com Marcelo pelo condomínio, ele tinha outro semblante. Era um semblante de alívio e satisfação.

Gabriella Gilmore
Enviado por Gabriella Gilmore em 17/03/2023
Código do texto: T7742058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.