BICICLETA: QUEM APRENDEU A ANDAR NUNCA ESQUECE!

Quem nunca andou de bicicleta é bem possível que acha que não seja nada difícil esta façanha. Ela é leve, não precisa de marcha, embreagem etc., mas apenas de freio. É aquela história: “De longe, todas as montanhas são azuis!”. No início, para quem nunca pedalou numa, no mínimo estará sujeito a levar pequenos ou grandes tombos até conseguir o domínio para saber se equilibrar sobre uma magrela desta que mais do que nunca está em moda.

Mas o que desejo abordar aqui não é nada disto: a técnica para se andar de bicicleta. Sobre isto, há uma verdade que sabemos que é: quem aprendeu nunca esquece. Quero registrar aqui apenas um detalhe pela maioria dos ciclistas: o movimento dos pés nos pedais. Por exemplo: numa descida, quando praticamente não se precisa pedalar, tem alguma diferença se o pé direito/esquerdo fica no pedal na parte de cima ou de baixo? Pelo contrário, nada disto interferirá no movimento da magrela à proporção que ela for deslizando ladeira abaixo. Quando atingir o terreno plano, obviamente, quando for necessário movimentar os dois pés, mesmo assim, este mesmo detalhe passará imperceptível. O importante mesmo é que a bicicleta seja movimentada, obrigatoriamente sempre para a frente. Só tomando muito cuidado com os pedestres e os motoristas de carro ou de ônibus.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 16/03/2023
Código do texto: T7741356
Classificação de conteúdo: seguro