Saudade da cidade onde me formei

O clarão do luar era tanto que parecia que estava amanhecendo, pela fresta da janela entrava um fecho de luz prateado tocando minha face, eu empurra a solidão para bem longe e imagina a minha pequena cidade virando uma metrópolis de uma beleza incomparável, com seu ar aristocrático de uma elegância monstruosa, mostrando a todos que ali chegam, que ela está de braços aberto para recebê-los.

Minha imaginação era tão real que a sensação da pobreza que o me rodeava, que os afortunados já não são tantos assim, pois com toda a sua grandeza oferece oportunidades a todos e a camaradagem existe, está aqui.

A minha cidade tem dias de sol brilhante, o céu azul se tornando mais azul, apesar da poluição, o ar exalando o perfume da esperança, o frio gostoso da manhã com aquela garoa que a caracteriza, pessoas agasalhadas, seguras, confiantes, trabalhadoras, caminham lado a lado.

Apesar desse lado positivo da minha cidade, há ainda outros, que fazem parte de seus dias a dia, onde tudo pode acontecer, alegrias em reuniões festivas, bares e restaurantes internacionais e regionais, teatros e museus espalhando cultura, shows, dando prazer nos musicais, onde podia para fora todos os anseios e desejos.

Mas tinha também a parte obscura das drogas, criminalidade, prostituição, violência. O pior desse submundo é que todos procuram esconder, mas ele existe e estão ai fazendo vítimas todos os dias. Ele está lá à espera de um pequeno descuido e quem ai entrar, tenha a certeza que dificilmente sairá com vida ou então com algumas marcas profundas se for esperto, pagando pela própria imprudência, sabendo que é um caminho quase sempre sem volta. Mas a cidade não tem culpa dos personagens que nela habitam e cada um tem inteira liberdade e responsabilidade de escolha de como viver ou morrer.

Mas apesar dos pesares ela é assim calada observando tudo com um olhar de tristeza, sofrendo pelas depredações e sujeiras que pessoas sem escrúpulos e sem se importar com os sentimentos daqueles que a amam e lhes dedicam um grande respeito por tudo o que ela nos proporciona de bom em retribuição a nossa dedicação.

E ao mesmo tempo alegrando-se com seus canteiros e árvores floridas bem cuidadas dando um ar de beleza e encanto as praças e a cada pequeno recanto enfeitando-os.

Apesar de todos os problemas ela está ai, a todo amanhecer a espera que seus personagens apareçam como se fosse uma miragem e comecem a se movimentar dando vida a essa imensa metrópole que não dorme, ela ouve todas reclamações de tudo. Mas a gente não consegue viver sem ela, porque estará sempre em meu coração

Sente uma vontade louca de correr, de voar, de saldar crianças, homens, mulheres, receber sorrisos afetuosos e gritar na movimentada e congestionada avenida:

Sinto as lágrimas correrem na minha face: Que saudade!!!!!

Jova
Enviado por Jova em 15/03/2023
Reeditado em 15/03/2023
Código do texto: T7740868
Classificação de conteúdo: seguro