A nossa fragilidade

Ao que tudo indica voltamos ao normal e a vida segue por aqui. Eu não sei o que você pensa a respeito do período de pandemia da COVID 19 que por aqui passou por dois anos seguidos. De uma coisa podemos ter a plena certeza de que somos um povo vulnerável e grande é a nossa fragilidade frente a uma pandemia nos moldes em que foi a pandemia da COVID 19. Fato é que não estamos preparados para enfrentar eventos endemicos e nem epidemicos.

Não tínhamos no início coisas simples para evitar a proliferação do vírus da COVID 19. De início faltou máscara de proteção, álcool gel, medicamentos, respiradouros, leitos hospitalares e vacina e oxigênio. Ficamos isolados em casa temporariamente para evitar o contato com outras pessoas evitando contaminar ou ser contaminado. Enquanto isso, fechou o comércio e estabeleceu o período de quarentena. Os órgãos públicos ainda discutiam a compra ou a produção da vacina e o número de óbitos aumentavam diariamente. Ainda discutiam o uso de medicamentos alternativos e o fechamento total das cidades que já estavam ficando todas desertas. O medo e a incerteza estava tomando conta e a televisão diariamente exibia o aumento dos números de casos infectados e de óbitos. Foi um período nebuloso por aqui!

Um período pra não esquecer da nossa fragilidade e vulnerabilidade frente a situações catastróficas.

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 14/03/2023
Reeditado em 18/08/2023
Código do texto: T7739846
Classificação de conteúdo: seguro