ENFIM... TEMOS ACADEMIA !

ENFIM... TEMOS ACADEMIA !

"Quem escreve, o faz para não

morrer... que lê, lê para imaginar

que vive"!

AFFONSO R. DE SANT'ANNA

Finalmente, o antigo sonho de Lucinerges Couto se concretiza e Ananindeua -- "cemitério da Cultura" (dito por mim em 1990 e pouco) -- tem agora seu Silogeu, iniciando com mais de 20 nomes, espero que todos eles escritores. A Modernidade, que destrói o Antigo, vem modificando conceitos seculares e Academias DE LETRAS aceitam músicos, costureiros, fotógrafos, pintores... e por aí vai ! Nem é coisa de brasileiros, o Prêmio NOBEL de Literatura foi dado recentemente a Bob Dylan, pelo "conjunto da obra" cantada, ainda que inicialmente tenha nascido "num papel".

Voltando ao solo ananin, já me vejo candidato a uma Cadeira lá; ironia do Destino, pois nos caberia na verdade 1 MESA, é onde o escritor produz seus trabalhos ! A escrita é ação solitária, atividade quase oculta, daí a necessidade de reunir de vez em quando os que a praticam, somente assim haverá oportunidade para nos conhecermos.

Do antigo "Grupo de Amigos Especiais" -- sobre o qual "rabisquei" a crônica "Reunião de Ideais", em 1989 -- ressurge "das cinzas" da ALA-A, de escassa memória e curta vida, essa bela Academia de Letras de Ananindeua, suponho que seja este seu nome. (*1) Das velhas promessas políticas de apoio às anteriores nada sobrou... adoraria saber se o atual Prefeito ou pelo menos algum vereador consciente destinará mínima verba (de gabinete) para sustentar as muitas despesas, a primeira delas com a legalização.

Academias não são apenas para reuniões esporádicas, têm compromisso com as escolas (EPs) de sua cidade. Lucinerges tentou isso com afinco e conseguiu nos apresentar ao alunado de duas escolas somente, a criançada de olhos arregalados constatando que ESCRITORES "não eram marcianos", mas o verdureiro, o açougueiro, o jornaleiro, a doceira, a costureira, a dona do armarinho da outra esquina.

"Escrever não dá camisa a ninguém"!, concluiu minha mãe no ano 2000, me vendo rabiscar alucinadamente, para tentar esquecer a vergonha de uma prisão injusta... e exatamente por causa de ações histéricas dela. O Passado é passado... vivendo de benefício (BPC) vou "fazer das tripas coração" -- adoro essas expressões antigas -- para MERECER uma vaga nesta nóvel e nobre Academia, tendo já meus patronos favoritos, se puder escolher: entre os que "já partiram"... o cronista DeCampos Ribeiro, Alonso Rocha pela Poesia magnífica e, claro, Lucinerges Couto, que teria escrito "Seios Verdes".

Ainda que não tivesse livro algum faz jus a um espaço nela, é "avô", senão "pai" de toda e qualquer Entidade desse tipo, aqui em terras ananins. Quanto aos vivos, se fôr possível INDICAR, dois portentos que admiro demais pela extensa e imensa luta em prol da Cultura paraense e nacional: prof. e poeta JOSÉ ILDONE -- monumento da VIGIA, que pede um Silogeu semelhante lá -- a quem devo demais enquanto escritor e o "poeta das multidões" A. JURACI SIQUEIRA, que dispensa explicações.

Um mau-caráter qualquer acaba de APAGAR todos os meus arquivos do email no YAHOO... o que ganha com isso ?! Não consigo saber ! Perdi documentos valiosos e 80% dos textos antigos (entre 2000 e pouco e 2018), pois só recentemente comecei a "fazer cópia", em email alternativo, de meus escritos. A lamentar somente a perda de mais de 300 fotos e desenhos, impossíveis de recuperar e de MSGs para órgãos estatais, PROVAS que eram dos desmandos delas. Vida que segue... sou fatalista, recebo esses "TOMBOS" como parte inevitável de meu Caminho na Terra. Que venha a Academia... estarei nela, se Deus quiser !

Reprisando trova do exímio sonetista Alonso Rocha, somos todos "borboletas na vidraça", vivendo (em) nosso Mundo interior enquanto escritores e vendo a Vida passar "lá fora", do outro lado do vidro. Os membros do DIVA - Depto de Informação da Vida Alheia e meus "desafetos" (que não são poucos) não dormirão tranquilos ao saber que posso recuperar boa parte dos meus arquivos, por ter enviado cópia de fotos & textos para os mais diversos amigos.

Plagio descaradamente o imortal Augusto dos Anjos, quando declara para a "torcida de detratores" dele que.. (apesar de todos os que me detestam) "abraçado com a própria Eternidade / a minha sombra há de ficar aqui" ! TENHO DITO !

"NATO" AZEVEDO (em 6/março 2023, 7,30hs)

OBS: (*1) ALANIN - Academia de Letras de Ananindeua é o nome oficial.