“ELES” SE FORAM NA POEIRA DO TEMPO, MAIS AINDA SÃO LEMBRADOS... 15h45min.

Num passado um pouco distante fizeram sua época, visto que as famílias de melhor poder aquisitivo não olhavam o valor de seu preço, pois queriam incluir para os seus filhos, a “inclusão” musical, e o piano era o instrumento de destaque, via de regra as professoras, vinha até a casa da aluna (no) para que trilhassem os primeiros passos nos caminhos da música.

A “modernidade”, pouco a pouco foi “acabando” com estes hábitos, para ser uma pianista emérita demorava em média nove anos, ao mesmo tempo estes valores foram sendo “esquecidos”, mas independente de tudo isto teve sua época áurea, até o final do século XX...

Hoje tudo faz parte do passado, mas para que isto pudesse ter acontecido, houve uma indústria que teve sua duração por mais 100 anos, cujo o mérito cabe Florian Essenfelder*, dom nato para construir este instrumento, primeiramente na Argentina, porém, constatou que as madeiras não eram de seu agrado, quando resolveu vir para nossa cidade, e, efetivamente em 1890 começou a produzir os primeiros pianos, que começaram a ter destaque no país, e até a serem exportado, devido a sua extrema qualidade...

Em seu apogeu, produziam de 120 a 130 pianos, chegaram a ter centenas de empregados, o fundador se foi, seus filhos assumiram, com destaque a filha Esther, mas tudo em vão, com a “abertura” de FHC, - sempre ele – começaram a entrar no Brasil pianos mais baratos, mesmo que fosse com qualidade inferior, e as vendas foram caindo, e consequentemente o número de funcionários descrevendo...

Apesar de tudo em 1990, a empresa completou 100 anos, em 1996, vende sua sede, no bairro do

Juvevê, e se mudam para Cidade Industrial, mas foi o começo do fim, em 1996, encerram, - para o espanto dos paranaenses – suas atividades, que apenas serão lembrados por alguns paranaenses, assim como foi o Banestado, Bamerindus e Hermes Macedo.

.. Em frente de nossa casa, morava um vizinho, ele já se foi, bem como a esposa, nesta empresa foi o seu primeiro e único emprego, lá trabalhou por mais de 35 anos, quando então se aposentou. São lembranças que nos vem à mente, coisa de idosos, com suas lembranças, umas boas e outras nem tanto. 16h19min.

Curitiba, 11 de março de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas combinados da Gazeta do Povo, tradicional Jornal de nossa cidade.

*Também ouve uma outra fábrica, que durante alguns anos existiu em nossa cidade: Schneider’, pianos, que começou em São Paulo, 1937/1980, que durante alguns anos existiu em nossa cidade, por coincidência foi na rua que moramos durante alguns anos...

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/03/2023
Código do texto: T7738481
Classificação de conteúdo: seguro