Das Minhas Lembranças 55

Quinze anos após o lançamento de O Comedor de Livros, lancei, em 2006 o meu primeiro livro de crônicas, sendo que algumas delas foram extraídas do boletim Intercâmbio, do Grupo Oficina de Sonhos.

Crônicas do Cotidiano Popular, com cento e dez páginas, edição de bolso, recebeu uma atenção especial. Não poderia cometer os mesmos erros de publicações anteriores. A professora Cristina Almeida fez uma revisão primorosa. O jornalista e militante das causas socioambientais, Elian Guimarães de Oliveira escreveu o prefácio. Convidei o grafiteiro Maizena para ilustrar a capa e algumas crônicas. Maizena recebeu cinquenta exemplares, como forma de pagamento.

Não fossem os mecenas da cultura popular, não seria possível publicar meus livros, sendo que alguns adquiriram pacotes de dez e até cinquenta exemplares. Na minha trajetória de escritor e poeta alternativo, tive a solidariedade e o talento de Berzé (ilustrações), Tânia Orsi (revisão), Roberto e Fernando, meus filhos (ilustrações e editoração eletrônica), Eliana Belo (ilustração). Regina Rodrigues e Nayara Bernardes (recepção e vendas), José Prado e Guinho (apresentação musical), Ronaldo Freitas e Aninha Viola (apresentação musical), Clevane Lopes (prefácio), Marcio Almeida (poeta e crítico literário), Carlos Lúcio Gontijo (prefácio), os professores Vicente de Paulo e Geraldo Batista, da escola Municipal Jonas Barcelos, de BH (prefácio e divulgação), Claudia Buffet e Decorações (coquetel), Tax Man Blues e Grupo Negume (apresentação musical), Edson Drummond (livreiro), Claret (Pizzaria Jones), Usina Belas Artes, Palácio das Artes, Prefeitura Municipal de Contagem, As rádios Inconfidência e Itatiaia, TV Minas. Geraldo Bernardes, que faleceu precocemente, a minha eterna gratidão, solidário em todos momentos bons e difíceis de minha vida.

Crônicas do Cotidiano Popular, com mil e quinhentos exemplares, foi a minha maior tiragem, esgotada rapidamente. O lançamento aconteceu na Casa Azul, do Centro Cultural de Contagem.

Em 2007 me conectei à internet, onde encontrei novos leitores e leitoras.