A sineta escolar

Naquela época em alguns grupos escolares não tinha a sineta escolar ou campainha, na verdade alguns tinham um pequeno sino que anunciava o início da aula ou o início do recreio e o fim das aulas lá pelo meio dia.

Não tinha quem não ouvia!

Logo os alunos eram todos alinhados em filas obedecendo sempre a ordem de tamanho .

Os mais altos puxavam as filas!

Mas, antes da fila andar para o corredor e salas de aulas, ainda tinha o dever cívico . Quem é do meu tempo deve lembrar.

Cantar o Hino Nacional Brasileiro!

Claro, nem todos sabiam o Hino de cor, mas tinha que ficar na fila e de mãos ao peito.

Naquela manhã a "sineta escolar" soava anunciando a hora do recreio.

Quem não ficava de "castigo" atrás da porta na sala de aula tinha todo o direito de participar da merenda escolar.

Como alguém já disse, a merenda de início era uma caneca de café com leite ou leite com chocolate e bolacha de maizena.

No dia da entrega do "primeiro livro" tinha uma festinha regada com refresco de groselha e bolacha.

Eu lembro que mais tarde era servido arroz doce e canjica.

Ainda não tinha sopa.

Tudo era um período de plena magia, até o castigo era valorizado, pois incentivava ao aprendizado escolar.

Não sei porque as horas dos dias eram bem definidas pelo apito do trem que chegava ou que partia levando sonhos e grandes emoções...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 08/03/2023
Código do texto: T7735798
Classificação de conteúdo: seguro