Um dia especial, um mês especial

Dia 08 de março é o dia que a maior parte do mundo saúda as mulheres.

Tirando todo o comércio que aproveita essas ocasiões essa data é importante, pois imagine que ainda no final do século 20 as mulheres não podiam nem abrir uma conta em banco se não tivesse a permissão do marido!

Mas esse dia não é só feito de "chocolates e flores" .

Vamos entender o verdadeiro sentido dessa importante data?

"No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)." ( texto retirado da internet)

Portanto, esse dia não tem nada a ver com rosas e bombons e, sim é um dia de reflexão onde se discute mais sobre as discriminações e violências morais, físicas e sexuais que as mulheres ainda sofrem juntamente com o preconceito e a desvalorização.

A mulher ainda ganha menos que o homem, sofre violência dentro de sua casa e possui uma jornada de trabalho excessiva. Contudo, é um dia para pensarmos e aprender a valorizar cada vez mais aquela que gera uma vida, que cuida, protege, que está sempre se refazendo de tombos, que consegue dar conta de tudo e não é obrigada a ser submissa a homem nenhum. Pois se ela ama seu marido ela o ouve, por livre e espontânea vontade e não por força ou qualquer tipo de violência.

Dia da mulher é isso! É todo dia e a data do dia 8 de março é para relembrar todas as conquistas das mães, esposas, filhas, donas-de-casa, empreendedoras, trabalhadoras...enfim, Parabéns pra nós!