Os perigos de sentar

Não sei vocês, mas eu passo mais tempo sentado à frente do computador do que dormindo. E isso parece ser terrível, os médicos sempre profetizam uma morte lenta e dolorosa para quem vive dessa maneira. A mais recente matéria que vi a respeito falava sobre as dores nas costas, que cada vez atingem pessoas mais jovens. Existem uns tais de “discos intervertebrais” que seriam especialmente danificados por gente como eu, que se senta por aí impunemente.

Mas a matéria apresentou uma solução: querem que, a cada 45 minutos sentados, a gente passe 15 minutos em pé. Muito bem. Estou disposto a aceitar, e por isso já fiz alguns cálculos sobre como vai ficar a minha rotina. Trabalho 8 horas por dia, e é aquele tipo de trabalho que depende do computador. Bão, se a minha matemática está certa, a proposta é que eu fique em pé, no total, 2 horas por dia trabalho (ou seja, 15 minutos a cada hora de trabalho).

Fiz a experiência aqui. Fiquei em pé e tentei digitar. É horrível, o computador está abaixo do meu campo de visão. Ora, não sou nenhum especialista, mas me parece evidente que a minha postura é prejudicada toda vez que tento me curvar para mexer no computador. E querem que eu faça isso por duas horas, todos os dias! Aparentemente, a proposta para evitar que eu venha a ter dores nas costas no futuro é fazer com que eu as tenha já no presente.

Com um dia nessa rotina, eu chegaria ao fim do trabalho como na poesia: doida para sentar.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 07/03/2023
Código do texto: T7734703
Classificação de conteúdo: seguro