Apetite selvagem -- Crônica nr 28 - domingo -- 17 de julho de 2022.
Capítulo I
No dia em que esta história aconteceu, Gaby estava no Beach Tennis Club (Instagram @btclub) no bairro do Bessa, em João Pessoa, Paraíba, Brasil. A música Coração Selvagem, de Belchior, estava sendo tocada no ápice da cena.
(Gaby) -- Woof! Woof! Bom dia, gentem!! Bom domingo para todos!!
(Papi) -- Bom dia, princesa! Gostou do passeio hoje de manhã na praia do Bessa, apesar da chuva dominical? Costuma chover bastante em João Pessoa durante o mês de julho.
(Gaby) -- Woof! Woof! Gostei! Mas gostei mais ainda daquele lanche matinal na festa de confraternização dos Beach Tennis Club na beira da praia…,
(Gaby, cantarolando baixinho) -- Woof! Woof! Woof! Woof! Woof!
(papi) -- O que você está cantarolando, princesa? Quando você começa a cantarolar, é sinal de que está aprontando alguma coisa!! Ou já aprontou, o que, aliás, já virou rotina.
(Gaby, cantarolando baixinho) -- Woof! Woof! Woof! Woof! Woof! "Meu bem, o mundo inteiro está naquela "mesa" ali em frente".
(Papi) - Não seria "naquela estrada ali em frente…"?
Gaby, falando baixinho) -- E eu quero lá saber de estrada? Eu estava focada naquela mesa recheada de comes e bebes. E vou logo adiantando, viu? A culpa não é minha!!
(Papi) -- De quem é a culpa agora, Gaby?? O que foi que você comeu desta vez, minha flor?? Aposto que você comeu algo que não devia!! Quem é que aguenta uma cadelinha dessa, meu Deus?? Só Jesus na causa!!
(Gaby) -- Woof! Woof! A culpa é do Belchior!!
(papi) -- Belchior?? Por acaso, você está se referindo a um cantor brasileiro, que já deixou este mundo?
Capítulo II
(Gaby) -- Woof! Woof! Isso mesmo! Belchior, aquele famoso cantor brasileiro, nascido no Ceará.
Na festa do Beach Tennis Club, a música Coração Selvagem estava sendo tocada. Aí, eu segui a ordem do saudoso Belchior - Que Deus o tenha. Lá do além, ele me disse:
"Meu bem, o mundo inteiro está naquela "mesa" ali em frente… Tome um refrigerante!! Coma um cachorro-quente!!"
Dessa vez, a culpa não foi minha, papi!! Foi do Belchior com a música dele. Ou então, de uma moça que estava comendo um cachorro-quente com um guaraná. De repente, ela foi convocada pra jogar. Então, ela deixou o lanche bem na beirada da mesa. O resto você já sabe, né?
(Papi) -- Ah, não! De novo, Gaby? O saudoso cantor Belchior, nascido em Sobral, Ceará, fez muito sucesso com a música Coração Selvagem. Já você, princesa, não vai fazer tanto sucesso com esse apetite selvagem. Você quer comer de tudo!!
… … Um momento, Gaby!! Belchior está me enviando uma mensagem do além…! …Um momento…ele confirmou que você cometeu um erro na letra da música ao empregar a palavra mesa. Ele disse que realmente estava num bar, tomando cerveja com uma jovem mulher.
Mas o verso correto da canção é com a palavra estrada, e não mesa. Assim:
"Meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada ali em frente…"
(Gaby) -- Woof! Woof! Ah, papi! Deixe de ser rigoroso, vai! Só porque eu confundi mesa com estrada não quer dizer que a culpa tenha sido minha. Basta verificar que as ordens foram explicitamente dadas por Belchior. Veja que os dois verbos estão conjugados na terceira pessoa do singular do tempo verbal imperativo afirmativo.
"Tome um refrigerante!! Coma um cachorro-quente!!" E todo mundo sabe que os caninos da minha raça são extremamente obedientes.
Capítulo III
(Papi) - Ah! Sei. Agora entendi. Mas, além disso, princesa, ele disse pra você não esquecer o seguinte verso da canção:
Sim, já é outra viagem!!
(Gaby) - Outra viagem, papi? Eu adorei o refrigerante e o cachorro-quente. Mas uma viagem até que não seria má ideia. Você sabe que eu adoro viajar, né? Já fomos diversas vezes pro Recife de carro. Eu prefiro as cidades litorâneas às do interior, viu? Se puder ser nas capitais dos estados do nordeste brasileiro, melhor ainda, porque, além das praias, há pelo menos um petshop imenso em cada uma delas. Para onde vai ser a próxima viagem, papi? Recife, Natal, Maceió ou Fortaleza?
(Papi) - Até que eu gostaria de visitar uma dessas cidades. Mas a outra viagem
não se refere a nenhum desses lugares, princesa. Nossa próxima viagem vai ser até a clínica veterinária para fazer alguns exames…E, pelo amor de Deus, pare de comer besteiras na rua!!
FIM.