PARADOXO CORRIQUEIRO

“Casa de Saúde (Fulano de tal)”

Talvez um dos mais antigos paradoxos que se tenha conhecimento é o que se vê escrito na fachada de algum hospital assim: “Casa de Saúde... (em seguida o nome da pessoa homenageada). Vamos aos fatos: quando uma pessoa está doente ou sofre um acidente, pergunta-se: Para onde ela é levada ou até fica internada? Um hospital, evidentemente. Ora, se um grupo de doentes está sendo medicado num determinado ambiente assim, como denominá-lo de “Casa de Saúde”?”.

Agora se fosse uma academia de ginástica, tudo bem, teria então muita lógica. Porque num local deste tipo sempre é frequentado por pessoas saudáveis e que pretendem apenas ficar ou entrar na “linha”, ou seja, ficar com o corpo musculoso ou esbelto, da maneira como aprouver a cada cliente. E não importa se for homem ou mulher, jovem ou adulto. Tudo é uma questão de gosto e preferência.

Portanto, “Casa de Saúde X, Y e Z” onde só há doentes é um tremendo contrassenso, embora eles estejam ali para recuperar a saúde. Sendo assim, o título mais lógico para um lugar que trata deste assunto deveria ser denominado, por exemplo, Casa de Recuperação de Saúde... (Fulano de tal). Por outro lado, sobre este mesmo tema, quando na fachada está escrito assim: Hospital Coração de Jesus ou com outra referência, obviamente nada a comentar. Pois neste local todos nós sabemos de que assunto tratado, literalmente. Porém, Casa de Saúde onde só existe doente se aceita porque é tradição, mas se formos analisar friamente trata-se de um contrassenso que poderia ser ratificado.

PS: Excerto do meu primeiro livro MENTIRAS INOFENSIVAS E PARADOXOS CORRIQUEIROS

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 04/03/2023
Código do texto: T7732378
Classificação de conteúdo: seguro