ATITUDE INTELIGENTE E ELEGANTE

Atitude Inteligente e Elegante

(Vento Lusitano)

Há alguns dias presenciei uma atitude inteligente e elegante de meu amigo Paulo, o qual é biólogo. Nós estávamos conversando em uma festa de aniversário na casa da aniversariante Emília, onde em uma das salas havia uma linda planta branca. Em determinado momento percebemos que Emília estava mostrando referida planta à professora Rosana. Não demorou, Emília e Rosana se aproximaram e a aniversariante então disse: “Paulo preciso que você como biólogo diga a Rosana que ela está equivocada, eis que já lhe disse o nome daquela planta e a sua espécie, no entanto, ela insiste a se contrapor insistindo em dizer outro nome.” - Paulo então em um tom de voz calmo respondeu: - “O nome da planta é muito bonito, muito expressivo, ela se chama “Emília” e pertence a “família da felicidade e do amor”. Com a resposta Emília e Rosana começaram a rir. Paulo então disse: - “Com esse nome só nos resta comemorar, convidou a todos os presentes para um brinde em homenagem a aniversariante, a beleza da planta e a vida”. Logo a seguir iniciou uma boa música que a todos animou. Discretamente o verdadeiro nome da planta ficou para outro dia.

Alguns minutos depois, sutilmente, indaguei a Paulo qual era o verdadeiro nome da planta, bem como qual das duas estava certa. Ele disse que a aniversariante Emília estava equivocada, no entanto, não poderia revelar isso naquele momento, seria para ela constrangedor, não queria lhe causar nenhum dissabor, seria deselegante. Com a resposta eu disse a Paulo que não era seu aniversário, mais que ele também merecia os parabéns pela atitude inteligente e elegante. Pois como se diz: “Não há nada mais elegante do que uma pessoa bem-educada.”

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 02/03/2023
Reeditado em 02/03/2023
Código do texto: T7731152
Classificação de conteúdo: seguro