ALGUNS DOS MAUS EXEMPLOS QUE TENHO

O Buda, modelo de paz e serenidade, que não se intrometia na vida de ninguém, era insultado; uma mulher colocou uma barriga falsa para dizer, diante de uma multidão, que estava grávida dele. Confúcio, modelo de retidão, frustrou-se por não encontrar quem aceitasse seus ensinamentos. Sócrates era esbofeteado nas ruas e puxado pelos cabelos, conforme conta o biógrafo Diógenes Laércio. Sócrates foi obrigado a se suicidar. Jesus foi crucificado. Platão foi vendido como escravo. Aristóteles, modelo de equilíbrio, fugiu para não ser assassinado. Epicteto e os demais filósofos foram expulsos de Roma por um imperador. Sêneca, exemplo de serenidade, foi obrigado a se suicidar. O Mahatma Gandhi foi assassinado. Chegar à escola, ensinar, não se irritar com nada, ser amado pelos alunos e voltar para casa, isso incomoda. Apenas o olhar sereno incomoda. A voz serena incomoda. Um aluno me diz que tem vontade de me ver zangado e gritando. Mas eu ficava irritado. Eu gritava. Dalai Lama também confessa que ficava zangado e gritava.

Marco Aurélio, o imperador-filósofo, escreveu: "É natural que certas pessoas se comportem desse ou daquele modo".

Muito obrigado, Vida!

Uruçuí/PI, 28 de fevereiro de 2023.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 28/02/2023
Código do texto: T7729483
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.