VOCÊ É UM IDIOTA

Você não vai aceitar que é um idiota. Mas vou te provar que é. Vamos aos fatos: Lembra da copa do mundo de 2014? Ouvi você berrar: "não vai ter copa". E espalhou isso na internet. Teve copa e o Brasil tomou 7 x 1 da Alemanha. Pausa pra respirar.

Avancemos dois anos no tempo. Estamos em 2016. O que você, idiota, dizia? Que era só tirar a Dilma, que o Brasil se tornaria um paraíso. Não entendia que se tratava de um golpe. Contra quem? Contra mim, contra você, contra a Democracia e o Estado de Direito e de bem estar social. Mas você, idiota acreditou que era contra a corrupção a ponto de compartilhar mentiras produzidas por golpistas. Você aplaudiu o Eduardo Cunha, velho! Vibrou quando o então Deputado Bolsonaro, durante o processo de impeachment de Dilma, homenageou o torturador Brilhante Ustra.

O que já era feio, ficou mais quando você, idiota, elevou o Juiz Sérgio Moro a herói nacional. Você até comprou a máscara dele numa banca de revista e colocou no rosto. Tirou uma foto, colocando no seu perfil do facebook, instagram. E o Dallagnol, que fofo, né? E não é que você acreditou no pawerpoint, mas não só acreditou, sentou o dedo e espalhou nos grupos de whatsapp. Pausa para pular pra outro parágrafo.

Rapaz, como você é idiota! Lá atrás, quando a internet era uma novidade para muita gente, você divulgou uma coisa surreal: que o filho do Lula tinha uma ferrari de ouro. E que o Lula era dono de um castelo. Você não percebeu que havia alguma coisa esquisita! Nem vou te lembrar das jornadas de julho... Porque notícias falsas espalham que nem capim tiririca!

Voltemos ao pós impeachment. A bola da vez é o Lula, Moro e a Lava Jato. Sua cara não queima, idiota? Você afirmava, com convicção, de que Lula era dono do triplex; que os pedalinhos de Dona Marisa, lá no sítio de Atibaia, era a prova de que o sítio pertencia ao Lulaladrão. Você enchia a boca para falar tamanha asneira. Mas como sua idiotice não tem limites, vibrou, com um misto de ódio e alegria pela prisão de Lula, que daí por diante você passou a chamá-lo de presidiário. Enquanto a Lava Jato quebrava empresas, como as da indústria naval, você afirmava que a corrupção acabou. Espere um pouco, vou beber uma água. Ma rapaz, era o golpe em andamento. Precisavam tirar o Lula da disputa.

Chegamos em 2018. Você, vestindo a camisa da CBF entrou firme na campanha eleitoral, para eleger o Bolsonaro, que anos atrás tentara explodir um quartel do Exército. Como idiota completo, você não sabia disso, nem de que o capitão era deputado por mais de vinte oito anos! E que não aprovara nenhum projeto de sua autoria. Enfim, você continuou espalhando notícias falsas, as famosas fake news, produzidas pelo gabinete do ódio.

O caminho para a eleição do Bozo estava pavimentado. E foi eleito pelas urnas eletrônicas. Da cara, quem vai ser o Ministro da Justiça? Ele, o Juiz que sempre negara não ser político: Sérgio Moro. Em 2019 começou o desastre. O Presidente falando pro cercadinho, fazendo vídeos até que em 2020 veio a pandemia da COVID-19. O que o seu presidente fez? Continuou dizendo que a Terra é plana, que só era uma gripezinha, fazendo vídeos, falando pro cercadinho e vendendo cloroquina. E você, um perfeito idiota, aplaudindo, enquanto as políticas sociais eram desconstruídas, o banqueiro e ministro Paulo Guedes estendendo as mãos e os cofres aos banqueiros. Pra encerrar este parágrafo, me responda, idiota, nos quatro anos de governo, Bolsonaro construiu uma creche? Um hospital? Uma ponte? Quantos quilômetros de asfalto?

Preste atenção, idiota: O Bolsonaro nunca gostou de pobre, de negro, de índio, de gay, de florestas e de rios. Tenho cá minhas dúvidas se ele preza a família dele! Trata-se de um falso messias, em nome de Deus, Pátria e Família, bordão dos fascistas.

Estamos em 2023, com esperança na reconstrução do Brasil e que Bolsonaro responda nas barras dos tribunais pelos crimes cometidos! E que explique como acumulou fortuna e comprou mais de cem de imóveis, com dinheiro vivo.

Pra não dizer que não falei de poesia, leia o poema abaixo:

Você é um idiota

"Sente-se.

Está sentado?

Encoste-se tranquilamente na cadeira.

Deve sentir-se bem instalado e descontraído.

Pode fumar.

É importante que me escute com muita atenção.

Ouve-me bem?

Tenho algo a dizer-lhe que vai interessá-lo.

Você é um idiota.

Está realmente a escutar-me?

Não há pois dúvida alguma de que me ouve com clareza e distinção?

Então Repito: você é um idiota. Um idiota.

I como Isabel;

D como Dinis;

outro I como Irene;

O como Orlando;

T como Teodoro;

A como Ana.

Idiota.

Por favor não me interrompa.

Não deve interromper-me.

Você é um idiota.

Não diga nada.

Não venha com evasivas.

Você é um idiota.

Ponto final.

Aliás não sou o único a dizê-lo.

A senhora sua mãe já o diz há muito tempo.

Você é um idiota.

Pergunte pois aos seus parentes.

Se você não é um idiota...

claro, a você não lho dirão, porque você se tornaria vingativo como todos os idiotas.

Mas os que o rodeiam já há muitos dias e anos sabem que você é um idiota.

É típico que você o negue.

Isso mesmo: é típico que o Idiota negue que o é.

Oh, como se torna difícil convencer um idiota de que é um Idiota.

É francamente fatigante.

Como vê, preciso de dizer mais uma vez que você é um Idiota e no entanto não é desinteressante para você saber o que você é e no entanto é uma desvantagem para você não saber o que toda a gente sabe.

Ah sim, acha você que tem exatamente as mesmas ideias do seu parceiro.

Mas também ele é um idiota.

Faça favor, não se console a dizer que há outros Idiotas: Você é um Idiota.

De resto isso não é grave.

É assim que você consegue chegar aos 80 anos.

Em matéria de negócios é mesmo uma vantagem.

E então na política!

Não há dinheiro que o pague.

Na qualidade de Idiota você não precisa de se preocupar com mais nada.

E você é Idiota

(Formidável, não acha?)"

Bertold Brecht