Dias a após dias

– Pra morrer, basta estar vivo-o velho Chico da venda sempre lembra seus fregueses.

Sentados envolta de uma mesa, onde as carteada rodava solta onde o mais novo da turma beirava os 70 (Sete) anos, a conversa descambou para o exercício de não se preocupar com velhos hábito e viver como um dia de cada vês.

O Manézinho achava engraçado no auge dos seus 90 (Noventa) anos, disse que vive assim a muito tempo, não deixa a peteca cai, como todos um dia vai morrer, mas parece que muitos não quer acreditar......

Passa um, passa dois, ai vai se formando como se fosse um monumento, trilha pelos caminhos da vida do ar de infinito, duradouro, eterna, mas um dia desaparece.

Manézinho respira fundo, “Não estou exagerando seu moço”? É assim.....

Todos da mesa levantou os olhos rumo a sua direção, parece que todos pensavam no que tinham ouvido.....

– Manézinho disse que casou, teve um casal mas num acidente de carro perdeu as três joias que eram os faróis do seu caminho, mas sem eles a morte era uma questão tempo, ele vivia por viver!!!!

Um por vez foi saindo da mesa, desmanchou a roda de amigos do jogo. Um silêncio no recinto ninguém abriu a boca pra falar alguma coisa, e foi saindo.

Podia ver no semblante de cada uma feição de preocupação exacerbada, parecia uma sombra de culpa deixaram descer uma lágrima dos olhos de cada um. Mas ninguém podia saber que se passava em seus corações.

Sentado num canto um velho pitando um cigarro de palha, deu uma baforada e disse: “A vida vai e volta, repitida e repetida vezes cada ato é mostrado uma cenas novas de tudo que já se viveu. E continuou: Eu sempre sobe que ele era viúvo, por ser um senhor idoso nunca perguntei da sua vida.....”

Muitas vezes se casa na esperança de ser pai, constituir uma família mas vem o destino e muda tudo.....

O velho fez força ao levantar-se, e tomou rumo da porta, ao sair deu a impressão que leva algo pesado, arrastando também outras centenas de mágoas que guardava em seu livro de memórias, vive de uma pequena aposentadoria, de uns bicos que ajuda no seu orçamento, durante anos a fio, busca servir e ser servido.

Antes deixar o salão. Respirou fundo e falou: “A morte é mesmo engraçada. Nela pode se encontrar algum alívio. Talvez quando chegar minha vez, eu descubra quando perdi nessa vida.

– Eu gosto do descanso que vou ganhar – com olhar fixo no horizonte resmungou preciso dormir um pouco, para depois ruminar tudo o que foi feito naqueles dias que esperei ser de pura felicidade....

Vou pedir ao Pai todo poderoso, se ELE permitir breque a morte, essa conhecida, pode esperar mais pouco ….....

Jova
Enviado por Jova em 24/02/2023
Reeditado em 24/02/2023
Código do texto: T7726849
Classificação de conteúdo: seguro