Navegar é mesmo preciso?

23 de fevereiro de 2023 às 06:59 ·

 

 

Naveguei pelas lojas virtuais buscando um 'planner': um bloco com folhas enormes onde organizo o meu trabalho, tarefas e horários a cada semana. Após meia hora encontrei o 'planner' perfeito e um calendário de mesa ideal, algo que antigamente ganhávamos como brinde de final de ano do banco.

Enquanto finalizava a compra, itens interessantes foram aparecendo e coloquei alguns na cestinha virtual. Ao final da compra, fui avisada que a mesma havia sido efetuada com meu cartão de crédito.

Mas como assim se nem informei os meus dados!?

O celular avisa que tem nova mensagem. Sou comunicada sobre a compra, as entregas em três etapas com datas diferenciadas e três cobranças em relação às entregas. Como assim? Já havia feito compras nessa mesma loja virtual e não haviam sido assim.

O jeito é ligar para o SAC que automaticamenteo solicita número para contato para retornar ligação, mas antes tive que ouvir a gravação informando que haviam outros meios de comunicar o meu problema. A voz feminina questiona meio que debochadamente: "Você sabia disso?" 🙄

Sabia sim, mas foi a loja que fez a ligação, não eu!

Logo em seguida o atendente pergunta qual é o meu problema e explico. Sou informada que devido às compras anteriores, essa nova compra foi efetuada automaticamente. Sem dizer que "num piscar dos olhos"! 

Indignadamente respondo que não fui avisada que seriam três entregas em três datas diferenciadas e três cobrancas, uma para cada 'delivery'. Sou informada que receberia e-mail com todos os dados.

Respondi: "Sim, eu sei, mas recebi essa informação após a compra ser efetuada, não antes. Não tive a chance de concordar ou não. Além do mais, uma única entrega custa o dobro do valor do item comprado. Sinceramente  Marcelo, não sou uma sem noção.🤪 Por esse valor compro aqui mesmo no meu bairro."

O atendente é paciente e explica que o procedimento da compra é assim. Retruquei: "Mas não era assim dois meses atrás." Senti a pressão sanguínea subir. Só me faltava enfartar por causa disso. Perguntei: "Posso cancelar essa compra, Marcelo?"

Ouço um sim e ... "Dona Joana, vou cancelar sua compra. Aguarde, por favor. O procedimento demora um pouco." Dez minutos depois a compra está cancelada. Apagada. Sem vestígios.

Perdi tempo, paciência e essa loja virtual perdeu uma cliente.

Enviei e-mail comentando a falta de 'cuidados' da loja virtual com seus clientes de 55+ anos.

Os internautas mais jovens entendem como é navegar pelos sites, desfazer uma compra, fazer trocas, usar cupons com descontos e tudo com muita agilidade e 'expertise' (competência; qualidade de especialista), enquanto nós cidadãos seniores sentimos ansiosos com tantas opções e supostas armadilhas, como: 'Apenas R$15,00!' e em letras bem pequenas, 'Preço valido apenas para compra de 4 ou mais itens'. Muitas vezes desconhecemos os procedimentos em como obter descontos e brindes. Falta orientação para fazermos compras 'inteligentes'.

Logo, logo essa clientela não existirá, mas no momento as lojas deixam de faturar mais com os cidadãos de 55+ anos.

Para onde foi parar o atendimento diferenciado? O tal VIP? Cinco estrelas?

E o tal RESPEITO!?🤔

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 24/02/2023
Reeditado em 26/02/2023
Código do texto: T7726799
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