O MENDIGO DE 0.50 CENTAVOS
Em quase todas as cidades há sempre um mendigo que se torna conhecido pelos transeuntes que passam sempre no mesmo ponto em que ele costuma ficar. Quem passa uma ou duas vezes por ali e ouve sempre o pedido: "moço, dá 0,50 centavos" jamais vai pensar que se trata de um estratagema peculiar daquela pessoa que vive da mendicância ou, na pior das hipóteses, ludibriando a boa-fé dos outros. Eu, pelo menos, nunca parei ali para conversar com aquele mendigo para tirar isto a limpo, ou seja, se ele está disfarçado ou não em alguém necessitado ao ponto de ficar todo o dia naquele mesmo ponto pedindo esmolas.
Mas onde quero chegar com esta minha narrativa? Querer mostrar aos outros que sou caridoso ou algo parecido? Nada disto. Gosto e posso até ajudar a desconhecidos, mas sempre com algo mais objetivo, concreto, como um calçado, roupa ou algo para se alimentar, preferencialmente no ato. Pois este negócio de ficar com dó levando apenas pela aparência qualquer um pode cair num golpe e isto só aumenta a falsa mendicância que assola o mundo. Afinal, como se sabe, "De longe, todas as montanhas são azuis", quando se chega perto há pedras, espinhos, cobras etc. Em síntese, as aparência iludem.
Voltando ao mendigo que sempre pede 0.50 centavos, para finalizar, como sempre passo por aquele local diariamente quando faço a minha caminhada, certa ocasião resolvia parar para lhe entregar uma moeda de 1.00 real e a minha surpresa foi grande quando logo que eu saí ouvi a voz do mendigo: "Senhor, olha o troco!" Quando olhei para trás simplesmente ele me entregou uma moeda de 0.50 centavos, ao que lhe falei, pode ficar e ele retrucou: "Não, moço, pode levar e amanhã se o senhor quiser me dá eu agradeço novamente" Dá pra entender um negócio deste? Sinceramente eu não entendi. Tire as suas conclusões se for capaz.