LEMBRANÇAS DURANTE UM FERIADO PROLONGADO... 16h53min.

Para não fugir a regra estamos tendo um carnaval com bastante chuva, até nem parece que estamos em pleno verão, tive que até tirar mais cobertor do guarda roupa, e tonar usar um roupão, pois realmente está um bem frio, o que não deixa de ser anormal, pois ainda estamos no verão...

Desde a algum tempo+ não temos viajado no carnaval, mas, há os que o fazem, o que exige cuidados redobrados, pois aumenta muito o trafego de veículos, que Deus. os proteja na ida e na volta.

Aliás desde algum tempo, feriado ou não pouca diferença, pois, já é aposentado, parece que é “feriado” todos os dias.

Nossa cidade em março estará completando mais de três séculos,- 29 de março,330 anos - e tem suas “histórias”, que vão sendo quase esquecidas, ao longo dos anos, pois o tempo é “implacável”, e tudo vai acontecendo independente de nossa vontade...

Até não sei porque estas lembranças retornarão a nossa mente, pois embora natural de Camboriú, aqui “aportamos” com seis anos, razão pela qual me considero, paranaense de coração, hoje vamos dar destaque, a três empresas, duas do setor bancário, e uma do comércio, que se destacaram a nível nacional. Até já escrevemos sobre as origens do BAMERINDUS, cuja, uma propaganda ficou conhecida: o tempo passa o tempo voa, mas a poupança BAMERINDUS, continua numa. Quanto ao BANESTADO, também foi um banco que se destacou na época, e ambos eram o orgulho dos paranaenses. Em 1975, quando abriu uma agência em nosso bairro, de imediato, abrimos uma conta, pessoa física e jurídica...

Todos que lá tinham conta se orgulhavam de ter o “Cheque Especial”, e com o valor declarado da garantia, tempos depois não constava mais o valor da “garantia” por cheque, em face das ações dos delinquentes, no nosso caso tínhamos o “orgulho” da nossa pequena empresa ter um cheque especial no limite de dez mil reais, que a mais de 20 anos atrás era um expressivo valor. O primeiro mencionado, foi “vendido” ao HSBC, o segundo ao Itaú, de modo bem “estranho”, - alias tudo que se refere as “privatizações” do governo FHC, tem muito a desejar – senão vejamos o epílogo: o Itaú assumiu o BANESTADO, e Estado ficou com uma dívida de 5b.600 milhões de reais, algo fora dos parâmetros da normalidade.

Quanto a empresa de destaque a nível nacional, marcou sua época, foi a loja HERMES MACEDO, “de Porto Alegre ao Grande Rio”. Seu fundador Doutor Hermes Macedo, foi Deputado Federal, se não enganado por três vezes... Sua campanha era “franciscana”, na época usava um Gálaxe, para viajar pelo Paraná, se hospedava em casa de amigos, quanto ao seu motorista, foi um amigo meu de saudosa memória, Bernadino, era chefe de manutenção da oficina, dos veículos da empresa, mas durante algumas semanas era “requisitado”, para prestar este trabalho, devido a confiança que o Doutor Hermes Macedo tinha com ele. Tudo isto se foi restando somente as lembranças. 17h29min.

Curitiba, 19 de fevereiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autorees/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/02/2023
Código do texto: T7724024
Classificação de conteúdo: seguro