DURANTE 65 ANOS “ELES” EXISTIRAM, HOJE ESTÃO QUASE ESQUECIDOS... 14h59min.

O regime Monárquico, terminaria, após mais dois anos, mas, empreendedor nato, está sempre presente, independente do regime, neste caso foi, de Boaventura Fernando Clapp, empresário, que teve a ideia visionário de implantar os bondes na então, pacata cidade de Curitiba, o primeiro passo foi construir uma garagem, na época n uma região bem central da cidade. Finalmente, os primeiros bondes começaram a circular em nossa cidade. A primeira linha foi para o bairro chique do Batel, onde houve uma grande festa na sua viagem inaugural. Isto se deu em 08 de novembro de 1887, movidos a tração animal, imagine a logística: chegaram a ter 150 animais... *

Em 27 de agosto de 1895, quando transferiu seu empreendimento ao empresário Santiago Colle, que tocou até 1910, quando a firma inglesa, - certamente com mais capital, para expandir a linhas – South Brazilian Raitways Ltd. – Que fortaleceu e expandiu as linhas, e, em 1913, os bondes passaram a ser movidos por energia elétrica. até 1928, quando, finalmente, todo o patrimônio, foi transferido para companhia de Força e Luz do Paraná, que ficou comandando até 1952...

Em resumo: havia bondes cruzado a cidade de norte ao sul de leste ao oeste, via de regra, as ruas por onde os bondes passavam eram alargadas, para permitir, também, o trafego de outros veículos. Esta modalidade de transporte se deu a até 1952, - 65 anos – quando o então prefeito de Curitiba, teve a “brilhante” ideia de extingui-los: “os bondes já não eram compatíveis com o fluxo de transito, o que fez que o prefeito, Ney Braga, os extinguisse em benefícios do ônibus que se mostrava mais prático e econômico”. Será? Ou houve tão somente interesse de outros grupos, que viram no transporte coletivo uma “mina de ouro”. Tanto é, verdade que que até hoje duas famílias, - Silvério e Gulin – monopolizam o sistema de transporte coletivo em nossa cidade. Via de regra os gestores públicos “pecam”, ao invés de aproveitar a infraestrutura de um sistema que levou décadas para ser construído, ao invés de aprimorá-lo, os extinguem, em razão de interesses de outros grupos...

Quando criança chegamos a andar de bonde, pois era um transporte extremamente barato, que hoje tão somente ficaram em nossas lembranças... 15h46min.

Curitiba, 16 de fevereiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespirirtas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/02/2023
Código do texto: T7722273
Classificação de conteúdo: seguro