NO CARNAVAL

NO CARNAVAL

No Carnaval eu me lembro sempre da minha infância.

Saíamos de casa para ver o movimento dos blocos de rua.E havia um que me fascinava: O bloco dos indios. E me lembro de um, especialmente, quando, em uma ocasião ,caminhando na via , eu me vi diante de um desses blocos. Naquele altura eu tinha 10 anos e costumava assistir os filmes de “faroeste” no cinema. E os brincantes , fantasiados de indios( hoje isso seria uma heresia social ),todos pintados de vermelho( ou seja, imitando os pele vermelhas dos filmes de faroeste - aqueles onde os indios sempre eram os maus, os sanguinarios, os que deviam morrer). De repente um dos brincantes, talvez porque eu estivesse olhando para eles, meio assustada, pegou sua " lança" e apontou em minha direção como se fosse jogá-la em mim.. Eu nunca esqueci isso, ainda hoje revivo fielmente ,em minha memoria.Talvez tenha sido a partir dai que passei a ver os filmes em que os indios eram os" bandidos" com outra visão. Na verdade,passei a torcer por eles desejando que o cowboy ou soldado branco se ferrassem. Lembro bem que me apaixonei por Geronimo, quando vi o filme que contava a trágica historia do famoso chefe Apache.

No Carnaval, eu me busco nas memorias da minha infância. Haviam uns bailes em um hotel granfino da cidade e se fossemos a uma determinada praça do centro, era possivel ficar vendo as pessoas fantasiadas entrarem nos bailes. Na minha mente, isso não fazia muito sentido mas estávamos passeando nos dias de carnaval , estávamos na praça e era inevitável ver.

O que eu desejava, mesmo, era que meus pais me levassem ao cinema, algo de que gosto desde bem criança, nunca deixei de gostar, pelo contrário, com o passar dos anos,passei a gostar mais ainda . Mas tudo não era só cinema, como bem dizia meu pai e era bom ver outras coisas

Era meu pai, fazer o que? Questioná-lo? Não! Eu ainda não fazia isso.

No Carnaval, lembro de, aos 11 anos, estar no Rio de Janeiro e ver o carnaval de rua na Av Presidente Vargas e adjacencias.

Tenho uma vaga lembrança de ter visto algo parecido com o que hoje chamamos dos Desfiles da Sapucai. Naquela época,nem se sonhava que Brizola iria ser,um dia, depois da Lei da Anistia Ampla e Irrestrita,Governador do RJ e iria construir o Sambódromo, que durante o ano eram salas de aula da escola publica e. no Carnaval, palco para os desfiles das escolas de samba.Acontecimentos dos anos 80. E eu já não era mais criança, na verdade já era mãe de tres filhos.

No Carnaval, ainda arrisquei algumas vezes a ir brincar em alguma festa de salão,mas nada tão atrativo que me fizesse voltar no ano seguinte. Viajamos algumas vezes para o interior, com as crianças. A essa altura eu considerava que sair no arnaval para ver o movimento de rua significava pegar chuva.E eu não tinha mais dez anos e min has crianças não pareciam ter interesse. Preferiam que as levassemos para algum igarapé, no interior, onde se divertiam mais.

No Carnaval, anos se passaram, e há uns seis anos atrás curti o Carnaval em Saquarema , no Rj e em Sampa, (até brinquei na rua acompanhando um bloco)entusiasmada pela companhia agradável que me rodeava.

No Carnaval. de verdade, é um feriadão em época de muita chuva na minha cidade. E hoje, na maturidade, aquela fase infalivel no destino de qum vive . ele é um motivo para eu curtir minha casa, minha sala, meu pc, estar aqui,no Recanto lendo e sendo lida, comentando e sendo comentada, entre pessoas que me fazem grande bem .

NINFEIA G
Enviado por NINFEIA G em 16/02/2023
Reeditado em 19/02/2023
Código do texto: T7720615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.