“CORTINA DE FUMAÇA”?!... 10h45min.

Muito se tem comentado sobre a taxa Selic, e a meta de inflação anual, que está em 3.25% e o atual governo quer “flexibiliza-la” para 4.25%. Porém, isto, desde a muito não é a realidade dos bancos, dos cartões de crédito, por exemplo, senão vejamos: cartão de crédito, ItaúCard, juros rotativos: 15.40% mensal, anual: 441,87%, isto que dizer que se o cliente for parcelar este cartão, vira uma “bola de neve” e jamais poderá quitá-lo...

Ao mesmo tempo os juros do cheque especial, “estão nas nuvens”, pois os juros passam de 10% ao mês. Quanto a “nós” já pagamos muito juros, teve um mês que foi nos debitado na conta de nossa pequena empresa, o equivalente a doze salário mínimos, esta sempre foi a face cruel do Plano Real, inflação quase 0, porém, os juros dos bancos sempre foram pela “hora da morte”, e nenhum governo teve a ousadia de mexer nestes juros extorsivos, de uma economia de país “civilizado”, se não estou engando, os juros dos cartões de crédito, nos EUA, quando ficam devedores, é em torno de 1%, ao mês, que daria 12% ao ano...

Finalmente, quem mais lucrou no Plano Real, foram os bancos, com lucros estratosféricos, além do mais foi o setor que mais desempregou, em razão da automatização, dos caixas 24 horas, que dispensa o trabalho dos caixas...

Quando se fala na fala na taxa Selic, e a meta anual de inflação, isto porém, não é o nosso real problema, pois os juros do cheque especial e dos cartões de crédito, são abusivos, e não condizentes com uma economia “civilizada”... 11h06min.

Curitiba, 15 de fevereiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/02/2023
Reeditado em 16/02/2023
Código do texto: T7720243
Classificação de conteúdo: seguro