Uma atitude intolerável

Eu gosto muito de passear em uma praça perto da minha casa porque nela há uma família de corujas buraqueiras e eu, particularmente, sou apaixonada por corujas. Esta semana, quando fui passar por lá, eu estava muito contente porque pude ver três delas. Mas morreu um pouco da minha alegria quando um rapaz me contou que alguns moleques andavam matando as corujas e eu fiquei ainda mais revoltada quando uma senhora, mãe desse rapaz, contou que uma pessoa tinha matado uma das corujas e arrancado os olhos dizendo que o tinha feito porque corujas atraem o azar e a morte. A tal senhora, que disse gostar de corujas, falou que não dava para entender quem era capaz de cometer crueldade com os animais e que acreditar que corujas atraem má sorte é de uma estupidez inigualável. Eu falei que só conseguia sentir vontade de bater em quem era capaz de fazer maldade com animais que não faziam mal a ninguém.

Como sou uma pessoa que adora animais, fiquei particularmente entristecida. Fiquei triste porque não dá para entender o fato das pessoas fazerem crueldades com seres indefesos. Dá para entender pessoas que inventam de criar animais e depois não querem ter trabalho com eles, maltratam-nos e ainda os abandonam? Como explicar o fato de haver pessoas que filmam a si próprias maltratando animais, gostam de touradas e que caçam para depois empalhar ou exibir troféus de caça? Qual a graça de um animal morto? Não é muito mais bonito ver uma onça viva do que matar a onça para depois fazer um tapete com a pele dela ou empalhar? Não vejo nada de bonito em uma pele de tigre. Bonito é ver um tigre vivo em toda a sua majestade. Eu até disse à senhora e ao filho dela que, se eu fosse estadunidense eu votaria no partido Democrata porque os republicanos são a favor da pena de morte, porte de armas e costumam gostar de caçar e eu odeio a ideia de caçar um animal por hobby.

Tão revoltante quanto a brutalidade da pessoa que matou a coruja para tirar os olhos foi a ignorância dela dizendo que matou o animal porque corujas trariam azar. Esta é, na minha opinião, uma das superstições mais estúpidas que existem. Não há nenhuma prova de que corujas trazem azar. Isto prova que a ignorância é tão perigosa quanto a perversidade. Aliás, a ignorância é a mãe do preconceito. Por causa da ignorância, pessoas creem em superstições como a de que gato preto dá azar. Qual a lógica de tal crendice? Por sinal, essa ideia idiota de que gato preto dá azar vem do fato de que, no passado, acreditava-se piamente que os gatos eram animais malignos e que seriam bruxas que tinham mudado de forma. Devido a isso, muitos gatos foram exterminados e essa estupidez contribuiu para a proliferação da Peste Negra, pois quase não havia gatos para matar os ratos, que são os principais transmissores da peste bubônica.

Temos que combater a crueldade contra os animais porque não pode haver tolerância com o que está errado. Como disse Martin Luther King, quem nada faz contra o mal, contribui para que ele cresça e se fortaleça.