- SEMI-DEUSES -
...O Ser humano visto pelos olhos da Ciência é apenas uma Ameba que evoluiu e que depois de alguns milhões de anos, alcançou o topo da cadeia evolutiva.
Pelos olho da religião o homem foi feito por Deus, criado por amor, a sua imagem e semelhança, para amar e ensinar a amar. Deu-lhe a tarefa de cuidar do planeta como administrador fiel e competente, soprou em suas narinas o seu próprio espírito, com os seus dons, e o maior deles, o dom do discernimento, que antes era apenas uma prerrogativa divina.
Concedeu-lhe liberdade total para escolher entre o bem e mal, mas deixou claro que qualquer que fosse a escolha teria consequências, Já que toda ação provoca uma reação. Poderia então semear o que quisesse mas teria que colher aquilo que tivesse semeado.
Ainda plantou um jardim com as próprias mãos, que chamou de Edem, e a terra virou um paraíso. Tudo existia na mais completa harmonia. Do nascer ao por do sol a paz imperava soberana, não tinha choro, nem grito, nem dor. O ser humano era feliz. O homem era humilde e obediente, e se submetia a amorosa mão de Deus.
Diz o livro do Gênesis que o próprio criador gastava o seu tempo de Deus para falar com ele, enquanto fazia longas caminhadas, admirando as belezas do bosque. E quando o homem reclamou pela primeira vez da solidão do paraíso, Deus rapidamente tirou da sua costela, a mulher mais linda do mundo.
Mas ele se deixou enganar por Satanás que estava disfarçado de serpente, e mesmo tendo sido avisado pelo seu companheiro de caminhada que morria se o fisessem comeram do fruto proibido, da árvore do conhecimento do bem e do mal, duvidando assim da honestidade de Deus.
Perderam então a condição de inquilino ilustres do paraíso, e fora despejados. A mulher teve que dar a luz com dores e o homem comer do suor do seu rosto, vagando pelo mundo sujeitos a todo tipo de interperes, sempre ameaçado pela morte, que não existia no paraíso e que aqui os alcançaria um dia, em algum trecho do caminho.
Mas eles nunca estiveram sozinhos, Deus como pai zeloso e respeitando suas escolhas e liberdade, tudo observava atento e prestativo cuidando e protegendo. Sem que eles percebessem mandou anjos, profetas, juízes, por fim mandou seu próprio filho para ensina-los a amar. Mas não mais um amor humano apenas, mas o amor Àgape, um amor divino, que supera todo entendimento, o amor capaz de amar até os inimigos
Ao ter o coração transformado por esse sentimento celestial, o homem terá de volta as chaves do Paraíso, e o poderoso Deus deixará por um tempo de fazer Estrelas e Galáxias, para caminhar com o homem, pelas floridas trilhas do Jardim do Edem e depois de muita coversar, quem sabe, tirará um cochilo debaixo da frondosa árvore da vida.
Gilberto.F.Lima
Apucarana, 14 de Fevereiro de 2023