NARRATIVAS...

NARRATIVA: A palavra da vez!

A retórica dos discursos atuais são baseados em “NARRATIVAS”! É a palavra da vez, que define tudo o que, se fala, opina-se e veicula-se, principalmente nas mídias e discursos políticos! Vejamos então o significado dessa palavrinha, que virou moda no proselitismo coletivo:

“Narrativa” é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas, são, entre outras, formas de se contar uma história, ou seja, são “narrativas”

Ela não objetiva a análise das causas e motivos, nas explicações das causas dos fatos, mas, se apega apenas em contar, e fazer a exposição desses fatos.

E, eivadas de fake news, as narrativas quase sempre são falsos conceitos, e, não condizem com as realidades a que estão se referindo!

Contumazes no convencimento das narrativas, os políticos se esmeram na utilização de narrativas, no seu proselitismo de militâncias entre os partidos, e, nos trâmites do Congresso Nacional. Da mesma maneira, isso ocorre nas esferas intelectuais, empresariais e do público em geral.

A NARRATIVA virou ferramenta, que justifica a pobreza do discernimento de uma compreensão, sobretudo política, do que está ocorrendo na vida sócio/política do Brasil, jogando para debaixo do tapete, o convencimento de uma explicação (principalmente por parte da grande mídia), que abre mão da informação abalizada das causas e motivos de um fato, para maquiar a exposição e contar uma história!

Notícias, histórias, romances, contos, novelas, fatos, enfim, não passam mais pelo crivo das análises de um jornalismo, que, vai ficando canhestro e narrativo, virando a chave da verdadeira informação, para os devaneios e divagações de “narrativas”, que deixam no ar, maiores explicações sobre os fatos de interesse da opinião pública.

Narram fatos, mas, não os explicam nem mostram as causas e motivos.

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 14/02/2023
Código do texto: T7719130
Classificação de conteúdo: seguro