Sobre cães e gatos
Humano se divide em duas castas. Quem tem caninos, usa-os para capturar. Para ferir com a inveja que sente dos gatos.
A inveja parte do pressuposto de que os felinos são falsos. De que são interesseiros. Engano. Os cães confundem independência com falta de caráter. Os gatos são, por instinto, libertos. Eles apenas sabem procurar o essencial. Devidamente abrigados e alimentados, afastam-se.
E que ódio o cão nutre por não ser assim. Cachorro não se contenta com abrigo. Tampouco com alimento. Cachorro quer carinho. E da necessidade, faz-se bicho de companhia. Acorrenta-se na fidelidade. Encoleira-se no amor incondicional.
E quem vai correr atrás de quem? Claro que não serão os gatos. Os cães querem o que felinos não podem dar. Então usam os caninos que possuem para que a qualquer custo os aprisionem. Mas gato sabe fugir. Sabe se esconder.
Cachorro vive só uma vez. Gato vive sete; Cachorro toma água. Gato toma leite; Cachorro vigia. Gato dorme; Cachorro é ofensa. Gato é elogio; Cachorro por si só é cachorro. Gato por si só é gato.
O humano canino sempre irá procurar o humano felino. Por insistir na sua obediência, sempre irá sofrer pela esperteza do gato. E descobre-se que traiçoeiro não é o gato que já se mostra por completo. Traiçoeiro é o cachorro que trai a si mesmo. Que trai o gato, querendo aprisioná-lo com suas presas.
Tudo só por querer e nunca poder ter o que o felino tem de melhor. E isso, o cachorro nunca vai saber o que é.