O QUE SE LEVA DA VIDA ?!

O QUE SE LEVA DA VIDA ?!

"A gente quer TER, / mas querendo

erra, / pois o que se tem / é o que

SE VIVE AGORA..."

BELCHIOR (trecho de "Aguapé")

Continua sem saber de onde vêm tantos sonhos... me são 3 ou 4 por noite e nem durmo muito, pois acordo duas ou três vezes e demoro um bocado para dormir novamente. Num deles, hoje, me vejo entre grupo de jovens, todas mulheres, creio que canadenses. Estou na área externa de um grande salão -- algo parecido a um teatro ou igreja -- e duas os três delas largam o ensaio de Canto Coral (e o sonho o "constrói" inteiro) para vir mexer em minhas coisas, numa mochila velha. Acham livros e espantam-se... a Cultura ocidental nos cria para TER, o ensino é todo feito para se acumular coisas, lembranças, até Conhecimento, noções técnicas, Geografia, Ciências, fatos históricos, etc.

"Da Vida não se leva nada...", reza o populacho, mas isso não dá sentido à ALMA ETERNA, se estiver vazia. Se tudo o que amealhamos na Terra fica aqui, resta saber o que vai com a alma, que nossas Religiões declaram IMORTAL. Os indianos (leia-se, hindus), de quem se diz que a Filosofia cristã "copiou" um bocado de coisas -- inclusive a reencarnação -- admitem ver a Alma "vagando" em humanos e animais (um "Bozzo" qualquer ficará melhor num lobo ou tigre) até que seu Conhecimento a faça transformar-se numa estrela. Portanto, o que vemos nos céus são os grandes nomes da Humanidade, os que construíram um lugar melhor para seus descendentes e os demais terráqueos.

Os moradores da longínqua cidade gaúcha de São Luíz Gonzaga se perguntam porque o lugar precisa de um Jornal literário ?! Pois precisa, justamente por ser literário, divulgador do PENSAMENTO, de um Conhecimento que é a base de tudo. Um Jornal que fala de sonhos, de anseios, de esperanças... e não para exibir vaidades, poderes, fortunas dos bem-sucedidos. Um Jornal para fazer CRESCER a Alma, o interior de cada um !

Os orientais sabem da força do Pensamento; nós ocidentais cremos na ação, na vontade... "a Fé (re)move montanhas", dizem, quando na verdade é o Pensamento, a Mente acima dela. A Seicho Noie "bate muito nessa tecla", a de que o Pensamento é a mola-mestra das realizações. Antes mesmo de falar, Deus pensou na luz... "e a Luz se fez" ! O Mundo surgiu da Mente divina, do pensamento do "Supremo Arquiteto do Universo", segundo os maçons que começaram como construtores de igrejas, catedrais imensas -- chamados de "pedreiros livres" -- e chegam ao nosso século "de trevas" como demoníacos, "adorados de Satanás".

Penso que todas as cidades precisam novamente de um Jornalzinho literário... "é um passo atrás" nesse avanço tecnológico que, com seus celulares e videogames, ocupa por completo as mentes da criançada. Não sobra tempo para SONHOS, para LER o que vem da Alma, do íntimo de cada um, de quem quer ESCREVER (e descrever) seus sentimentos.

São Luíz Gonzaga -- graças ao editor e livreiro Luiz Henrique BORCK -- saiu na frente... que outras cidades, no Brasil inteiro, a IMITEM,precisamos de Escolas DE POESIA e Música, Canto Coral... e não de "cívico-militares" (?!), onde só aprendam A MARCHAR, obedecer e bater no povo, sem dramas de consciência.

"Não consigo respirar" vendo Brasil preocupado tão-somente com o sobe-e-desce da Bolsa e dos juros, da situação da Economia e com a inflação. Alguém precisa se ocupar DO ESPÍRITO de cada um, pois somente este seguirá adiante. Precisamos de mais jornais literários, já temos "Clubes de Tiro" demais no país... o JORNALZINHO de Luís Henrique Borck precisa dar certo, cada jovem QUE LÊ é um vândalo A MENOS aí na cidade e em nossa Nação. Parabéns, BORCK, torço por ti !

"NATO" AZEVEDO (em 12/fev. 2023, 15hs)