CRONIQUETA - BREGA OU CHIQUE?

Perguntaram-me certa vez em entrevista, em um grupo, a minha opinião sobre breguice.

Respondi:

"Existe uma linha tênue entre o chique e o brega e essa linha se chama felicidade. O que nos faz felizes, é chique. O que nos faz infelizes, é brega.

É um conceito maluco?

Não, se partirmos do princípio de que o objetivo maior, a principal busca do ser humano é a felicidade.

De que adianta nos violentarmos para satisfazer aos padrões pré-estabelecidos de chique ou brega?

Devemos ter o nosso próprio conceito sobre os valores das coisas, sem chegarmos, é claro, às raias do ridículo.

Nossos olhos, nossos ouvidos, nosso cérebro, nosso coração, enfim, tudo em nós nos alerta para o que é brega ou chique.

E se pensarmos do ponto de vista de um todo, veremos que a humanidade nada tem de chique: teologicamente falando somos “feitos de barro”, somos produtores de líquidos e excrementos os mais horríveis e mal cheirosos, e voltaremos ao pó, que nada tem de chique.

Bregas são os conceitos e pré-conceitos.

Pensei que eu ia ser criticada. Recebi 1.252 e-mails concordando comigo.

Isso sim é chiquérrimo!

Autoria: Isaura Theodoro

No Facebook: Poetisa Isaura

https://www.pensador.com/autor/isaura_theodoro/

Sugestões e críticas:

theodoroisaura@gmail.com