UM CASAL SÁBIO
UM CASAL SÁBIO
Adão e Eva eram um casal especial. Segundo o relato bíblico, tinham dons superiores: reinavam sobre toda a natureza, não sabiam o que era o sofrimento e o trabalho; Deus provia tudo; tinham felicidade plena e viam Deus face a face. Havia, no entanto, uma condição para usufruir desse Paraíso. Tinham que não tocar ou comer certa fruta, sob pena de morrerem. Diante da sabedoria e dons que receberam, era um simples ato de obediência e submissão ao Criador.
Não foi um.ato ingênuo e infantil.
Eles ambicionaram ser como Deus.
Apesar de tudo o que tinham, de ver Deus todos os dias, tiveram uma ambição desmedida, querendo se sobrepor a quem os criou e favoreceu.
Seus dons são conhecidos como dons preternaturais, dons que perderam, com o pecado, e que nós, hoje, não possuímos, pois só herdamos deles a natureza decaida.
Os homens pecaram na condição de seres superiores, e com a queda, já não tinham a capacidade de andar na presença de Deus.
Por isso Deus se fez homem, em Jesus Cristo, para que, como homem perfeito, pudesse reconciliar a humanidade com o Criador.
A vida, morte e ressurreição de Jesus são .ato de amor profundo e total, para que os homens possam almejar a condição de Filhos de Deus e herdeiros da graça eterna.
Não obtivemos de volta os dons preternaturais. O que tínhamos, de graça, agora poderemos recuperar, sendo fiéis à obra de redenção realizada por Cristo. E essa realização plena só será alcançada, quando voltarmos à Casa do Pai, definitivamente.
Perdemos o Paraíso pela desobediência e ambição. Poderemos recuperá-lo pela Obediência e fidelidade a Deus, graças aos méritos de Jesus.
A vida é um sopro. Logo se esvai e estaremos, então, face à face com Deus. As glórias que o demônio nos promete, têm duração efêmera, mas a salvação, para os que aceitam a mensagem da Cruz, nos alcançam a eternidade, no Paraíso.