EXAUSTÃO. MENTIRA. DIREITOS INEXISTENTES.FICÇÃO. MENTIRA DIMENSIONAL.

Quem é feliz? Quem é verdadeiro. Poucos...

Nega a si mesmo quem mente. A vida intimista extravasa na mentira doença da mitomania; fica nua diante de todos. Desastrosamente, e de forma coletiva danosa, também os que negam suas destinações de gerir destinos coletivos.

Todos arrastam como mentirosos complexos não resolvidos. Rastejam no mundo seus mundos interiores. Se mostram visíveis com todas as mentiras. Nada podem esconder.

Sombras de mundo tenebroso, vida pequena, que se pensa grande, muros da irrealidade vivida, substrato de sombras. No centro irradiador, caráter, frustrações de sonhos apagados.

Mentir não é errar. O erro exculpa o errado. Não fosse o erro nada aprenderíamos. As normas surgem da ruína social e da mentira. Assim vive o mundo em variadas formas; mentindo. Tudo que nos seria (condicional) concedido pelos Estados, foi mentirosamente concedido, direitos. Pura mentira. Nada foi concedido, promessas, ficção. Não vigora preservação dos direitos normatizados. Retrato nítido do primário observador.

Dostoiévisky, em “Irmãos Karamazov”, dizia que “O principal é não mentir para si mesmo. Quem mente a si mesmo, se engana quando pensa enganar, e dá ouvidos à própria mentira. Chega ao ponto que não distingue nenhuma verdade nem em si, nem nos outros; encarna uma calamidade existencial. Sem respeitar ninguém deixa de amar...”.

E o amor é tudo... Passa a desrespeitar a si mesmo e aos demais. Desenho do cenário intransponível.

Não se pode chegar a extremos, à mentira ou à verdade absoluta, mas certos fatos unânimes em conquistas de estabilizar verdades, VISÍVEIS MESMO AOS IMBECIS, são incontestáveis. E a mentira é o primeiro ponto para inicio de tudo que desserve e desrespeita.

Mentiras são como predicados para os que predicados conhecem, leia-se Kant de sua altura filosófica, há ou não uma presença negativa ou positiva, as de atributo negativo, por problemas pessoais insuperáveis, sem solução possível, se tornam claras. Passa o tempo e a mentira pessoal vence permanentemente. Só é possível acertar de uma maneira, e errar de várias.

Na idade média a Igreja viu sepultada suas teorias sobre a Terra em sua quadratura, era uma mentira clara, e quis martirizar muitos cientistas que estavam com a verdade, negavam essa hipótese. A maioria não recuou, alguns morreram com suas verdades. “O último prego do caixão da autoridade da Igreja foi batido pela ciência”. O Livro da Filosofia. Copérnico, Kepler e Galileu demonstraram o modelo ptolomaico da Terra.

Mas a quadratura da Terra sob o império da mentira nos cerca por conhecidos e até a quem alguns rotulam como amigo, mas é impossível conviver com mentirosos, o maior deles é o ESTADO. ESTAMOS SOB O IMPÉRIO DA LEI MENTIROSA, NORMATIVO FICCIONAL DESDE QUE O HOMEM SURGIU.

Olhem em volta, QUAIS DIREITOS GARANTIDOS TODOS TÊM? Temos exemplos sob nossas repúblicas.

A mentira faz cisões relevantes. Critico e censuro veementemente a venda de milagres em granel pelos novos crentes, uma mentira visível na TV, E NÃO CESSA, mas também a Igreja na idade média vendia indulgências ridículas para pessoas comprarem a saída do purgatório de entes queridos que lá estariam, ou para comprarem a própria entrada no céu, com moeda corrente. Isto é ridículo, HIPOTÉTICO, e deu azo ao protestantismo, um ortodoxismo relativizado e com rupturas de raiz.

A grande mentira, (des) ordem política, DESGOVERNO, que nada de braçadas na mentira faz tempo, no mundo da política profissional, não idealista, com MUITOS ENSINANDO O QUE NÃO SABEM, aprendendo línguas quando a própria língua erudita formal desconhecem, e mesmo a coloquial, e ainda ciências sem saberem quem foi iniciático em gravitação e luz branca, ou a relativização do tempo, através de Einstein, na crença que tempo e espaço são relativos e entrelaçados, sendo o tempo uma espécie de lugar onde a gente caminha, contestado por um brasileiro que conheci de perto, o físico Cezar Lates, apontando falta de medição da velocidade do laboratório de Einstein para elaborar a famosa equação que não se completaria sem a pontuação do brasileiro.

É assim sob uma verdade, que agora você esteja parado lendo, mas você está se movendo, ao menos, na dimensão do tempo. O tempo está passando e você nele se movimenta como se estivesse em um trem que corre para o futuro em uma velocidade constante. A mentira está solta, faz parte do homem nesse tempo, fez escola, mas quando verdades óbvias são demonstradas, quem persiste no erro é inferior pelos predicados negativos que estas pessoas fazem questão que integrem suas personalidades. Complexos... E nada se pode fazer.

E A GRANDE MENTIRA NOS CHEGA PELAS NORMAS EDITADAS PELOS ESTADOS. DIREITOS SÃO FICÇÕES.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/02/2023
Reeditado em 23/04/2023
Código do texto: T7716843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.