Filhos - melhor educá-los

Filhos - melhor educá-los.

É sabido que o amor de mãe é incondicional, e proteger um filho requer uma força incomum. Os filhos são tesouros e presentes dados por Deus, mas será que cuidamos de nossa herança como deveríamos? Será que amar é fechar os olhos para todo tipo de erro? Que espécie de amor é esse capaz de contrariar o sentido do bem e politicamente correto? Será que os pais são omissos? Cúmplices? Ausentes? O amor é outra coisa, e quem ama, educa. A educação comportamental vem de pequeno, e não basta o discurso, tem que dar exemplo. Uma educação de qualidade prepara a criança para a vida em sociedade, respeitando as pessoas e seguindo as normas e leis. Uma criança precisa tanto de amor quanto de disciplina. Não estou pregando violência física ou verbal, mas correção. Mesmo porque o modo de reprodução social mudou e com ele, a forma de educar. Antes tudo era resolvido na porrada, hoje é só conversar. Se violência gera violência, então por que a polícia? Por que o sistema correcional? Um bom diálogo resolve quase tudo, menos o desvio de caráter e personalidade agressiva. Também, muitos pais exageram na disciplina, e a chinela esquenta o couro. Fui uma criança que apanhou de cipó, não fiquei mais violenta por isso e nem reproduzi a atitude com os meus filhos. Dei uma palmada ou outra, não me arrependo e julguei necessária para o momento. Entretanto, ensinei aos meus filhos valores éticos e morais e dei limites para não imperar o excesso. A teoria é muito bonita, vai criar uma criança na prática! Disse muitos nãos, coloquei no cantinho do pensamento e conversei sobre a atitude desnecessária. Neguei colo depois de um não e mostrei cara feia. Mesmo ausente, me fiz presente e a última palavra sempre foi a minha. Cada tribo com seu Cacique. Agora, a falta de educação e orientação comportamental geram danos irreparáveis, inclusive falta de respeito próprio, pois pelo outro não existe. Não é normal aceitar atitudes negativas de um filho e apoiá-lo cegamente. Isso não é amor nem aqui, nem na casa de Noca. Criança deve ser dirigida, orientada, trabalhada e instruída. Achar engraçado uma criança bater na sua cara, morder o coleguinha e xingar a vizinha é desesperador. Não saber lidar com os erros dos filhos porque tem a consciência que fez o melhor é normal, difícil é a sensação de impotência.

Jaciara Dias

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 11/02/2023
Código do texto: T7716580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.