Garrafas pet em cima dos relógios de energia

Há alguns bons anos, era comum se observarem garrafas pet, preenchidas com água, em cima dos relógios de energia, às portas das residências. Criou-se um teste e grande parte da população foi reprovada no mesmo. O teste, contratado por uma empresa distribuidora de energia elétrica, consistia na criação de uma história: as garrafas pet com água, em cima dos relógios, criariam um campo magnético, que induziria ao relógio medidor para rodar mais devagar que o real; com isso, o consumidor pagaria por uma quantidade, mas teria consumido muito mais. Era um teste de honestidade, e, claro, grande parte da população foi reprovada.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, vem, há algum tempo, fechando o cerco contra os desonestos usuários do famoso 'gatonet', conhecido como TvBox, que nada mais é do que um aparelho eletrônico que rouba o sinal das tvs por assinatura. São milhões destes aparelhos instalados nas residências brasileiras, e até vendidos livremente nas lojas, virtuais ou não.

Brasileiro é, em sua maioria, com exceções, claro, um povo desonesto, acostumado a tentar passar a perna, a levar vantagem sobre a outra pessoa, em toda e qualquer situação. Não são casos isolados, mas são milhões de casos. É difícil não se reconhecer que desonestidade é uma característica do brasileiro.

Ao final das contas, pagamos muito mais caro por produtos e serviços, porque o custo com fraudes é altíssimo no país, mas o brasileiro ainda não entendeu isso. Enquanto isso, vamos pagando a conta pelos malandros.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 10/02/2023
Código do texto: T7716176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.