SEU ARNÔ

Numa cama de ferro encostada na parede...Daquelas camas de hospital que pode levantar ou baixar a cabeceira,está o seu Arnô, com 83 anos de idade agonizando de velhice ,solidão e abandono.

Não há só ele naquele local nessas condições há mais gente e todos vivem aglomerados e são tão solitários . Fazem sempre as mesmas coisas juntos ,mas, sem alegria,sem energia e sem vida...Morreram e não sabem ... E pior é que morreram não só para a vida mas também nos corações das pessoas amadas,o que é imperdoável...E tinha deles que ruminavam esperanças que num lance de sorte recuperaria a família e não sossegavam em fazer planos; outros amaldiçoavam os filhos e tinha outros que já tinham perdido as forças, literalmente . Estamos no Lar do Idoso São Nicolau ,asilo de velhinhos que ficava na rua da Alegria no bairro do Sesi . Era um dos serviços público oferecido pelo município de Bayeux ,uma cidade que faz parte da grande João Pessoa,capital desse lindo e encantador estado da Paraíba.

Seu Arnô era um desses que estava de nada pra acabou-se.Tinha enfisema pulmonar por ter fumado muito quando jovem e com certeza tinha muita tristeza em seu olhar . Antes, morava sozinho na Rua Francisco Jorge . Era um velho independente e nunca gostou de se acomodar e trabalhou além dos 60 anos entrando para os 70 até acontecer um AVC . Não entrava em fila para idoso e não se beneficiava das leis que abordam esse tema do idoso,enfim...Tinha tempo de sobra para se aposentar ,mas, segundo ele ,era melhor trabalhando do que sem fazer nada...Dizia:

---- Toda a pessoa precisa de uma ocupação

E, talvez, por conta desse pensamento, Seu Arnô ,nunca quisera se aposentar e nunca pensara sobre isso...Quase não saía de casa ,porém, todas as 5 horas da manhã ele se levantava fazia a barba, passava uma roupa tomava banho ,pegava o seu golzinho e se mandava para a oficina de embarcações ,lá ele se sentia o rei .

Contudo,Seu Arnô sobreviveu ao ataque mesmo sendo doente do pulmão ,mas foi um duro golpe na saúde do velhinho . Já no hospital, recuperado,as investigações feitas pelos assistentes sociais

na vizinhança não lograram êxito em encontrar sequer um parente do Seu Arnô vivo ou morto. A única solução foi levar o velhinho para o asilo...Esse Lar do Idoso São Nicolau.

Desde que chegou lá no asilo há cinco anos atrás, Seu Arnô não falava com ninguém, não pedia comida,não pedia água só se mexia muito quando queria ir ao sanitário e todos por experiências próprias ,não boas, o acudiam . A rapaziada era legal .

Não era só a rapaziada que tomava conta dos mais velhos daquela cidade ,tinham os servidores público normais como médicos , fisioterapeutas, etc... Seu Arnô não reagia a nada disso e não era por ter tido um AVC ou porque tinha um enfisema pulmonar ,pois, havia momentos em que seus olhos expressavam mais sentimento e vida do que havia ali naquele local .

À noite ,todos iam para uma sala bem grande cheia de sofás, mesas e tabuleiros de jogos...O jogo de baralho era o preferido; duas TVs e a música escorria da caixa formavam o quadro e seu Arnô no dormitório sempre deitado do lado esquerdo de frente para a parede ,fitava o indecifrável e vivia absorto da realidade sem ter fome ou sede ou vontade de se enturmar . Era indolente, insensível ....indelével...Nem à fisioterapia ele se rendia. Não fitava nem falava com ninguém e tinha enorme atração pela parede, pois, se o colocassem olhando para os companheiros, ele se virava e continuava daquele mesmo jeito. Dizem até que o velho chorava ,mas, ninguém ainda tinha visto...

Uma certa noite chegou um rapaz bem apessoado dizendo ser filho do Seu Arnô e todos ficaram muito surpresos,porque,todo mundo sabia que ele não tinha parente:

---- Oi, pai - começou o rapaz, de mais ou menos uns 40 anos de idade...Pai, eu não sabia que você estava assim : nesta situação ... Sempre tive vontade de vir aqui lhe pedir perdão pelo o que aconteceu, porque, nada justifica eu ter feito aquilo...Perdi a cabeça e lhe agredi ... Só quero lhe dizer que me arrependi muito e tenho muita vergonha disso ; nunca me perdoei em ter feito isso contra o senhor que sempre me deu tudo...Pai, vim aqui lhe pegar pra ir morar comigo,na minha casa ... O senhor me perdoa??... O velho começou a sacolejar na cama como se quisesse ir ao sanitário, lentamente virou - se de maneira que encarasse o covarde com muito ódio e o fuzilou com um olhar de amaldiçoamento. Depois ,o coitado do vovô elevou suas mãos como se quisesse estrangular o suposto filho ,sem medo e com muito ódio nos olhos . Fez uma careta tentando espantar seu passado ,tentou se erguer e caiu sem vida, literalmente:

Pai!!...

Seu Arnô!! - Todo mundo ao mesmo tempo...

Já era!!

Fizeram o enterro do velho com doações e o caixão também doado pela prefeitura e, o simpático rapaz que mais parecia um coroinha de tão santificado que era nem compareceu ao féretro que era para pelo menos saber onde seu pai tinha sido enterrado.

Cinco dias depois da morte do velho chegou os Correios com a notícia de que a previdência tinha aceito o pedido de aposentadoria do Seu Arnô .

Porto Velho 26/04/2018.

Professor J Silva
Enviado por Professor J Silva em 09/02/2023
Reeditado em 09/02/2023
Código do texto: T7715585
Classificação de conteúdo: seguro