Sandro Alves Paiva

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Naquele dia, no sítio, a jovem assistente social fazia o seu trabalho com os demais internos do Instituto Social Pai Resgatando Vidas.

E, do frescor das límpidas águas da piscina da chácara, somente Pai Marcos e Sandro usufruíram.

Nessa live do banho dos dois, o diretor da instituição registrou parte da história de Sandro Alves Paiva, 25 anos.

... Em dado momento emocionou-se muito a ponto de ir às lágrimas. Ao narrar sua trajetória de vida.

Disse ter 28 irmãos e 11 anos, sem ver a mãe (a dona Viviane).

Ainda garoto vislumbrou um parente próximo a fumar (por algumas vezes, à sua frente) e numa curiosidade de adolescente, desejou fazer o mesmo.

Implorou ao tio pela droga (que, não repreendeu seus apelos). A princípio Sandro fumava somente a maconha; posteriormente pasta de cocaína, e conheceu a pedra maldita (o crack).

Rompeu nos estudos somente até a oitava série. Tornando-se usuário contumaz; desses ditos alucinógenos, desde os 14 anos ( há 11 os consumia).

Com as multiplicações dos BOs, em casa, na vizinhança; pelo que aprontava e pelas muitas agressões sofridas (por policiais e por pessoas da comunidade) deixou a convivência dos familiares e ganhou as ruas.

Quebraram-lhe um braço, a cabeça, o queixo... Carrega em si, por todo o corpo, as marcas da violência. — Facadas, tiros, pauladas...

Sandro pediu socorro ao projeto para tratamento da sua dependência química e foi atendido. Já têm um mês de acolhido e limpo das drogas, na chácara mais conhecida e amada do Brasil.

Com a facilidade e gosto pelas atividades culinárias, Sandro encontrou logo sua praia, na laborterapia da cozinha do projeto.

... Pelos traumas sofridos na "vida louca", no maxilar inferior, dentes e principalmente na caixa cracraniana, apresenta dificuldades na fala e alguns lapsos de memórias.

Pai Marcos fez uma visita à mãe de Sandro; com ele, duas internas e o seu fotógrafo (interno). Em seu reduto, Sandro avistou sua mãe a caminho de casa e foi uma grande alegria!

As meninas a chamaram e Marcos a levou ao carro do projeto e mostrou-lhe o Sandro. Que desceu de imediato e abraçou a mãe; chorou, pediu perdão...

Vendo a mulher ainda muito jovem...

Marcos, para tirar as dúvidas sobre a quantidade de irmãos que Sandro afirmava ter, perguntou logo sobre isso. Mas, dona Viviane declarou ter 20 filhos, e não 28, como afirmava o rapaz.

Sandro, no seu viver errôneo, em descaminho, já havia 11 meses sem ver a mãe (e não 11 anos, como ouviu-se dele na piscina).

Se fazendo conhecido, ganhou apoio dos internautas que criaram um grupo de apoio a ele.

Com esse aporte e carinho de todos, Sandro consegue cada vez mais firmeza no seu tratamento. Têm boa chance de dar certo, dar a volta por cima e vencer os desafios que ainda virão.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(8:02:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 08/02/2023
Reeditado em 09/02/2023
Código do texto: T7714797
Classificação de conteúdo: seguro