Coragem de Viver

DIZIA Guimarães Rosa que viver era perigoso. É uma verdade. Mas é também um dever porque a vida é uma dádiva de Deus que devemos honrar e preservar. A vida é bela. Belíssima. Tudo bem, ela é fugaz é única (no que tange ao aspecto terreno). Que fique claro que a vida requer coragem para viver. Não se vive plenamente sem um pouco de coragem. Não a coragem vírgula, os arroubos de truculência, rancor, raiva é violência, mas a coragem de ser um combatente da liberdade, da cidadania, do amor, da fraternidade e da solidariedade. A coragem de ser um verdadeiro cidadão. Detalhe: para ser um cidadão e exercer a cidadania não é preciso ter riqueza ou poder, títulos ou fama. É necessário apenas ter honra, dignidade, ternura e coragem de viver sem medo de ser feliz.

Vivemos um tempo difícil, mas podemos e devemos enfrentar as dificuldades com coragem e esperança, além de fé em Deus. Não adianta ficar inerte, entregar os pontos, desistir da vida. É preciso viver, saber viver, ter coragem de viver.

Hoje, antes de rascunhar esta arenga, li num jornal a seguinte frase de Chico Xavier; “Nada de realiza de útil e de grande sem coragem”.

Vamos viver com coragem, William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/02/2023
Código do texto: T7714356
Classificação de conteúdo: seguro