PROFESSORES INESQUECÍVEIS

Ao longo de toda a minha vida acadêmica tive muitos professores inesquecíveis, cujos ensinamentos guardo na minha memória e no meu coração. Tudo o que aprendi com estes profissionais foram de grande importância para a minha vida e se constituem em uma bagagem da qual jamais quero me livrar.

Tenho um profundo carinho por todos os meus professores e em particular por minha professora do 4º Ano Primário, Conceição Bezerra, que muito precocemente partiu para o Mundo das Ideias. Foi com ela que aprendi a divisão silábica das palavras e também foi ela quem despertou em mim o desejo de escrever. Ela ainda contribuiu enormemente para me livrar da timidez e para isto, sempre me escolhia para declamar poesias nas festas da escola.

Eu cresci, tive vários professores ao longo da minha jornada acadêmica, porém, jamais esqueci minha professora do primário, com quem mantive contatos até o momento em que ela foi chamada para ensinar na escola do céu. Conceição Bezerra teve uma participação muito grande no desenvolvimento da minha personalidade. Foi ela quem me ensinou os segredos da maquiagem, assim como sempre me acompanhava nas festas realizadas no Baixa-Verde Esporte Clube, na cidade onde morávamos.

Foi ela quem acompanhou minhas primeiras paqueras, ouvia minhas queixas e enxugava minhas lágrimas quando, por alguma razão, as incertezas da vida tomavam conta de mim. Sua alegria era contagiante. Estar perto dela, era viver momentos de pura alegria. Pena que partiu tão cedo para a eternidade.

Conservo boas lembranças de muitos outros professores com os quais estudei nas escolas de Baixa-Verde. Entre estes, destaco minha professora de Português, Dona Gracinha Varela (em memória), por quem sempre nutri um profundo sentimento de admiração, respeito e gratidão. Boa parte do que aprendi sobre a Língua Portuguesa devo aos seus ensinamentos. Foi por causa do seu empenho em sala de aula, que desenvolvi minha habilidade para a escrita. Dediquei a ela o primeiro prêmio conquistado como jornalista, gesto que a levou às lágrimas.

São inúmeros os professores que passaram pela minha vida e deles lembro sempre com carinho, respeito e consideração. Alguns passam de forma muito rápida, enquanto outros se tornam meus amigos e fica até difícil nominar cada um deles. Porém, não posso esquecer de citar o nome de uma professora muito especial, que conheci enquanto estudava Filosofia: Irmã Aurélia Sotero Angelo. Ela, além de me ensinar Filosofia, também me ensina os segredos para viver bem.

Porém, foi o professor de Matemática Ricardo Oliveira Júnior, quem marcou de maneira especial, não apenas a minha vida de estudante, mas também a minha vida pessoal. Eu não gostava de Matemática: achava a disciplina chata, difícil e a fora as quatro operações, eu não via aplicabilidade no seu estudo.

Para piorar a situação, eu não gostava da figura do professor. Achava-o pedante, orgulhoso, muito exigente, enfim, um sujeito metido à besta. Ele dividia seu tempo entre as atividades como professor e supervisor em uma empresa de Petróleo.

Minha maneira de olhar este professor mudou, no dia em que uma das minhas professoras nos convidou para uma festa na casa dela, em comemoração ao seu aniversário. Foi naquele dia em que conheci a verdadeira personalidade do professor Ricardo. Ele era completamente diferente da pessoa que eu costumava ver em sala de aula, porque sorria, contava piadas, tocava violão e dançava como um verdadeiro bailarino. Parecia outra pessoa e eu me encantei com aquela figura.

Ele, finalmente me notou e convidou-me para dançar. Rodopiamos pelo salão e eu me sentia nas nuvens. Estava completamente encantada por aquela figura, que além de excelente dançarino, exalava um cheiro delicioso. Ao final da festa, ele gentilmente, se ofereceu para me levar em casa e eu embasbacada aceitei. Nem preciso dizer que cupido acertou em cheio os nossos corações, nos levando a viver uma história de amor semelhante àquelas que só existem nos livros.

A partir daí a Matemática ficou mais fácil e prazerosa para mim, porque ele passou a me ensinar alguns truques que tornaram a disciplina mais fácil aos meus olhos. E, ao contrário daquilo que eu pensava sobre a matéria, ele mostrou sua aplicabilidade na vida cotidiana, coisa que eu jamais havia percebido. Foi então que eu consegui a minha primeira nota 10 em Matemática, feito que para mim era impossível imaginar. Perdi o medo da disciplina na qual me tornei uma aluna exemplar.

Ricardo e eu decidimos juntar nossas escovas de dente quando ingressei na faculdade para fazer meu curso de Jornalismo. Vivemos uma vida de sonho e romance por aproximadamente 20 anos, até que um dia, um motorista embriagado colidiu frontalmente com a moto que ele pilotava, obrigando-o a partir para o Mundo das Ideias, onde eu tenho a certeza de que ele vive me esperando para continuarmos a nossa história.