Festa de Santa Águeda

HOJE, cinco de fevereiro é o dia consagrado a Santa Águeda, padroeira da cidade de Pesqueira, estado de Pernambuco. Detalhe: o nome da santa já foi nome da cidade durante algum tempo.

A Festa de Santa Águeda era mais popular e animada da nossa Região. Sim, porque além da parte religiosa, as novenas, havia a festa popular que os imbecis chamavam de profana e mundana. Um absurdo porque ela representava a alegria do povo, nascida da sua fé. Os mais adentrados nos anos devem com saudade lembrar dessa festa maravilhosa, da barraca dia shows, dos parques de diversão, daquela massa humana se divertindo durante uma semana. Essa festa era uma marca registrada de Pesqueira: A Festa de Santa Águeda.

Infelizmente ficou apenas a parte religiosa. Cassaram a parte popular. Alguns idiotas do poder e dos negócios argumentaram que não dava para fazer duas grandes festas num só mês: a da Santa e o carnaval. Resultado: entre Santa Águeda e o rei momo, ficaram com o rei momo.

Restou a procissão do dia cinco. Impressionante, uma das maiores do estado.

Viva Santa Águeda. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/02/2023
Código do texto: T7711893
Classificação de conteúdo: seguro