COMO SE TORNAR UM GRANDE ESCRITOR

COMO SE TORNAR UM GRANDE ESCRITOR

(CONVERSA FIADA) metade humor, metade ilhada

Marília L. Paixão

Primeiramente pense no que deseja escrever e ouça grandes conselhos de quem nunca escreveu nada. Se não tiver muito certo do assunto faça um passeio ao ar livre, olhe bem fixamente para uma árvore verde. Caso nada lhe venha em mente vá até uma banca de revista e contemple as capas, manchetes de jornais ou quem sabe se olhar bem nos olhos do jornaleiro... Se ainda assim o que eles chamam de inspiração não vier, vá até a biblioteca pública.

Chegando lá, caso nenhum livro pule por sua ávida escolha da prateleira para lhe acompanhar até a mesa, peça ajuda à bibliotecária. Quando ela lhe perguntar qual sua área de interesse, não diga que se sente perdido. Se nada ainda lhe ocorrer, pergunte se não tem alguma coisa nova escrita sobre a guerra no Iraque. Se ela disser que não você pode agradecer e ir embora de mansinho.

Quer saber de uma coisa, amigo? Ser escritor não é uma coisa que se tira de debaixo do braço. Mas se insiste tanto, ainda lhe resta uma saída. Seu caso pode ser resolvido de forma virtual. Tem bastante coisa bacana por lá. Há sites em que novos escritores exibem escritas maravilhosas. Mas eles não dão aulas de como escrever bem não. Eles devem possuir doutorado em coisas da alma e essência. Não é como física e matemática, que basta conhecer bem as fórmulas... E o maior conselho de todos: Nem pense em copiar nada de ninguém! Cada um tem seu jeito e é bom que seja único! Se um for copiado o outro morre no fogo. O escritor que só copia não tem vida. Vira copiador e sequer é digno de pena. Há um inferno diferente no raio dos infernos para os plagiadores. Se bestar tem gente que tem coragem de por fogo nele aqui mesmo! Nenhum escritor que se preze deseja este destino. Pense bem e escolha o seu caminho.

Quer se arriscar?! Não vai desistir fácil. Poxa! Que perseverança! Acha-se mesmo capaz? Se oriente e desenvolva sua habilidade na escrita. A Sonia Belloto disse que qualquer um pode se tornar um escritor. desde que goste de escrever. Ela publicou um livro com informações fundamentais para tornar-se um escritor de sucesso. Antes de comprar o livro, leia os textos lá do Alexandre Tombelli... que tem muitas dicas. Quem gosta de escrever, gosta de ler meu amigo. Você gosta do que escreve e aprecia quem bem escreve. Li isso num texto dele hoje.

Com mais de um mês refletindo o amigo disse que tinha lido bastante coisa e que estava mesmo empenhado. Queria escrever coisas bonitas e ao mesmo tempo me perguntava se tinha que ser coisas bonitas. – Coisas bonitas? Depende do que você quer escrever. Siga seu instinto. Já descobriu qual gênero lhe agrada mais?

- Não... Ainda não estou bem certo. Achei os nomes confusos... – Mas você leu ou não leu? Tem que ler! Tem que gostar! Tem que sentir-se encantado com a escrita. Se não sente nada disso com o que lê, pode esquecer.

- Mas não parece tão difícil assim. Muitas coisas que li pareciam a mesma coisa com palavras diferentes.

- As palavras são como as pessoas. Podem parecer iguais por fora, podem vestir roupas diferentes, mas o encontro delas como o leitor é o que importa. Assim como quando você se apaixona por alguém... e este alguém de alguma forma lhe toca, lhe chama atenção, lhe desperta interesse. O grande escritor tem disso, para ter sucesso ele consegue este encontro com o leitor. E tem mais! Este encontro só acontece de forma sábia e positiva depois do verdadeiro encontro das palavras com o seu criador. É por isso que lhe disse aquela coisa de alma e essência...

- Você não tá é querendo me desanimar?!

Você nem entende muito da coisa, entende?

- Posso até não entender muito de tudo que o Alexandre escreve e entende... mas ter lá meu mundo encantado com as palavras e escrever muito, eu escrevo.

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 09/12/2007
Reeditado em 09/12/2007
Código do texto: T771111
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.