Vinho.

Uma videira plantada no seu tempo leva aproximadamente três a cinco anos para frutificar.

Despontado o cacho ele levara até sessenta dias de maturação.

A uva é fruta de uma cepa que depende de solo fértil e clima favorável.

A qualidade de seu suco varia conforme a trituração da sua casca e bagos.

Este suco fermentado torna-se etílico armazenado em tonéis de Carvalho.

Dando tempo ao tempo torná-lo-á vinho de ótima qualidade

entre secos e suaves, gasificado, tintos ou brancos.

obtemos o processo de fermentação ideal,

variando sua graduação segundo o teor alcoólico de 7,5º a 14º

dependendo da origem, da uva vermelha ou branca ou da mescla delas.

O Vinho uma bebida dos deuses chamado de o Baco!

Uma bebida inebriante que leva ao delírio dos amantes

nas suas celebrações ritualísticas; desde o sacro ao profano.

Servido em cálices, taças ou tulipas de cristal, temos o tato;

mexido no sentido circular, temos a visão;

provoca a evaporação, exalando o aroma, temos olfato;

sorvido em degustado bocado, temos o paladar;

ao tilintar dos cálices servidos temos o último dos sentidos, a audição!

Na mesa ou na confraria das adegas não nos damos conta do que está por trás.

É preciso de um terreno fértil, sol e chuva, vento e o governo da Lua para plantar.

Enumeras famílias, das mais diversas partes do mundo, necessitam trabalhar a finco.

Enfrentando suas adversidades para conseguirem o resultado esperado.

Sua colheita carece de corte na junta da forquilha para não danificar a parreira.

Distante do chão, ao alcance das mãos, distante umas das outras se planta a videira.

O plantio entre a cordilheira e oceano são condições ideais contra as pragas.

O engarrafamento dependem de boas botijas e ideal cortiça para tapagem, vedada com jumbo.

Sacada a rolha, deitada em decantação qualquer sommelier premiará com louvor.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 04/02/2023
Código do texto: T7710987
Classificação de conteúdo: seguro